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Shopping de decoração
oferece pronta entrega
da Reportagem Local
No setor de decoração a briga
não é menos acirrada do que em
outras áreas do varejo, até porque,
para eles, o Natal já começou. O
período mais quente das vendas é
entre agosto e novembro. Na tentativa de esticar esse período, o
shopping D&D está investindo R$
700 mil em uma nova campanha.
Trata-se da promoção "Pronta
Entrega", que vai de 18 de novembro a 13 de dezembro. Cada uma
das 120 lojas do shopping de decoração tem pelo menos cinco itens
com preços 30% abaixo do normal
e para pronta entrega.
"Esse é o principal diferencial da
promoção, já que a partir de novembro não é possível encontrar
objetos de decoração para pronta
entrega", diz a superintendente do
D&D, Marta Rabello.
O shopping D&D trabalhou neste ano com uma verba de R$ 2,5
milhões para marketing. "Foram
25% a mais do que em 97", disse
Rabello. Mas para o ano que vem a
verba será igual à deste ano. "Apesar de o nosso shopping estar fechando o ano com vendas 20% acima do ano passado, a crise preocupa. Vamos fazer uma divisão do
bolo, para manter campanhas publicitárias durante 99", afirmou.
Mesmo as mecas mais consagradas do consumo, como o shopping
Iguatemi, de São Paulo, não poupam esforços para aproveitar os
bons ares do final do ano. Além de
distribuir prêmios para os consumidores, sorteará um jipe Daihatsu entre os melhores vendedores.
Premiar vendedores é uma estratégia muito usada em países como
os EUA. Além de melhorar o desempenho dos funcionários, costuma melhorar o atendimento, dizem especialistas da área.
Entre as estratégias inovadoras,
destaca-se a do shopping Tatuapé,
que preferiu embarcar no tema
"Natal dos Sonhos" e sortear apenas um prêmio em dinheiro, de R$
50 mil. A cada R$ 50 em compras, o
consumidor ganha um cupom para concorrer ao sorteio, que acontecerá no dia 3 de janeiro.
Paralelamente, o shopping procura agradar ao público infantil,
com uma decoração interativa da
floresta do ursinho Puff, personagem da Disney.
A campanha toda do shopping
ficou em R$ 700 mil, incluindo publicidade. O Tatuapé espera fechar
o ano com 10% a mais de vendas
do que no ano passado.
Contenção
Enquanto muitas redes e shopping centers colocaram as mãos no
bolso para tentar aumentar as vendas no final de um ano que não
promete grandes coisas, o Eldorado já entrou em contenção.
Em vez da reluzente Ferrari que o
shopping sorteou no ano passado,
o carro importado deste ano será
um Passat. Isso significa trocar um
prêmio de cerca de R$ 300 mil por
um de R$ 40 mil.
A verba para promoções de Natal
do Eldorado caiu de R$ 1,7 milhão
em 97 para R$ 1,3 milhão neste
ano. A meta do shopping não é aumentar as vendas em relação a 97,
mas manter a marca conquistada
em dezembro passado, que foram
vendas 20% maiores do que em 96.
(SILVANA QUAGLIO e
FÁTIMA FERNANDES)
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