São Paulo, segunda, 2 de novembro de 1998

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Shopping de decoração
oferece pronta entrega

da Reportagem Local

No setor de decoração a briga não é menos acirrada do que em outras áreas do varejo, até porque, para eles, o Natal já começou. O período mais quente das vendas é entre agosto e novembro. Na tentativa de esticar esse período, o shopping D&D está investindo R$ 700 mil em uma nova campanha.
Trata-se da promoção "Pronta Entrega", que vai de 18 de novembro a 13 de dezembro. Cada uma das 120 lojas do shopping de decoração tem pelo menos cinco itens com preços 30% abaixo do normal e para pronta entrega.
"Esse é o principal diferencial da promoção, já que a partir de novembro não é possível encontrar objetos de decoração para pronta entrega", diz a superintendente do D&D, Marta Rabello.
O shopping D&D trabalhou neste ano com uma verba de R$ 2,5 milhões para marketing. "Foram 25% a mais do que em 97", disse Rabello. Mas para o ano que vem a verba será igual à deste ano. "Apesar de o nosso shopping estar fechando o ano com vendas 20% acima do ano passado, a crise preocupa. Vamos fazer uma divisão do bolo, para manter campanhas publicitárias durante 99", afirmou.
Mesmo as mecas mais consagradas do consumo, como o shopping Iguatemi, de São Paulo, não poupam esforços para aproveitar os bons ares do final do ano. Além de distribuir prêmios para os consumidores, sorteará um jipe Daihatsu entre os melhores vendedores.
Premiar vendedores é uma estratégia muito usada em países como os EUA. Além de melhorar o desempenho dos funcionários, costuma melhorar o atendimento, dizem especialistas da área.
Entre as estratégias inovadoras, destaca-se a do shopping Tatuapé, que preferiu embarcar no tema "Natal dos Sonhos" e sortear apenas um prêmio em dinheiro, de R$ 50 mil. A cada R$ 50 em compras, o consumidor ganha um cupom para concorrer ao sorteio, que acontecerá no dia 3 de janeiro.
Paralelamente, o shopping procura agradar ao público infantil, com uma decoração interativa da floresta do ursinho Puff, personagem da Disney.
A campanha toda do shopping ficou em R$ 700 mil, incluindo publicidade. O Tatuapé espera fechar o ano com 10% a mais de vendas do que no ano passado.

Contenção Enquanto muitas redes e shopping centers colocaram as mãos no bolso para tentar aumentar as vendas no final de um ano que não promete grandes coisas, o Eldorado já entrou em contenção.
Em vez da reluzente Ferrari que o shopping sorteou no ano passado, o carro importado deste ano será um Passat. Isso significa trocar um prêmio de cerca de R$ 300 mil por um de R$ 40 mil.
A verba para promoções de Natal do Eldorado caiu de R$ 1,7 milhão em 97 para R$ 1,3 milhão neste ano. A meta do shopping não é aumentar as vendas em relação a 97, mas manter a marca conquistada em dezembro passado, que foram vendas 20% maiores do que em 96. (SILVANA QUAGLIO e FÁTIMA FERNANDES)



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