São Paulo, domingo, 02 de dezembro de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Brasil é onde Google mais cresce, diz presidente

Com 30 meses de atuação no Brasil, o Google deve crescer acima de três dígitos em 2007. E, para 2008, as perspectivas são as de mais investimento na estrutura e no pessoal e de expansão com novos produtos. As informações foram dadas à Folha pelo presidente do Google, Alexandre Hohagen.
"É natural que tenhamos um crescimento acima da média, uma vez que a operação é recente. Mas, mesmo em comparação a outros países em que o Google entrou agora, o Brasil foi o que mais cresceu, no mundo todo", diz o presidente.
Para Hohagen, ainda há muito mercado no país. "O Brasil está muito longe da saturação. Há pelo menos 60 milhões de pessoas que jamais usaram o Google", diz.
Segundo ele, o foco da empresa para 2008 no Brasil está fechado na expansão do número de clientes e na educação para a utilização das ferramentas. A parte de anúncios, por exemplo, funciona em esquema de "self-service", em que o próprio cliente faz seu atendimento dentro do sistema.
Em 2007, o Google dobrou seu número de funcionários em relação ao ano anterior. Hoje, são 200. Quando abriu sua operação nacional, em meados de 2005, eram quatro. A estrutura também aumentou. A empresa acaba de inaugurar um novo piso.
Entre as novas criações, está a versão nacional da Open Social, que o Google prepara para 2008. O produto consiste em um sistema em que os usuários criam seus programas e os conectam a plataformas de redes sociais. "Traremos no início do próximo ano e será uma experiência dentro do Orkut."
Outra versão nacional que acaba de ser lançada no país é o Google Mapas, o primeiro produto desenvolvido localmente, no ar há duas semanas.
Com a ferramenta, é possível localizar comércio e serviços, por exemplo, em bairros específicos de qualquer cidade do Brasil.
"Lançamos também, em parceria com a Nestlé, o primeiro canal brasileiro do YouTube, para o Nescau 2.0", diz.
O Brasil, de acordo com Hohagen, ocupa a quarta posição no ranking mundial do site de compartilhamento de vídeos.

É natural que tenhamos um crescimento acima da média, uma vez que a operação é recente. Mas, mesmo em comparação a outros países em que o Google entrou agora, o Brasil foi o que mais cresceu, no mundo todo


ALEXANDRE HOHAGEN
presidente do Google no Brasil


Especialistas em promoção abrem nova agência

Julio Anguita e Reginaldo Ferrante, fundadores da Sight e antigos sócios do grupo Interpublic, do mercado promocional e de eventos, ampliam sua atuação com nova sociedade, que inclui Ricardo Chester, ex-vice-presidente da JWT e jurado brasileiro em Cannes 2007.
Os três acabam de abrir a agência Babel, formada com capital próprio e localizada na Vila Olímpia, em São Paulo. "A Babel homenageia a multiplicidade de manifestações, representada não só pela diversidade de experiências da nossa associação mas pela variedade das plataformas que hoje constituem a comunicação das marcas e das empresas", diz Anguita.
A agência prepara quatro campanhas para dois grandes anunciantes, com veiculação prevista para janeiro.

APLICAÇÃO
A Petrus fechou com o Banco BVA um fundo multimercado de R$ 100 milhões. A aplicação vai render 120% do CDI -dois pontos percentuais acima da taxa. O alvo é o middle marketing.

PEQUENO PRÍNCIPE
Emilson Alonso, presidente do HSBC Bank Brasil, e Pelé se unem para comandar uma festa na quarta, na Daslu. No evento, que reunirá cerca de 500 pessoas, o ex-jogador irá apresentar um novo projeto com apoio da Casa da Moeda. O beneficiário será o complexo Pequeno Príncipe, de Curitiba, que já conta com o Instituto Pelé Pequeno Príncipe, que trabalha com pesquisa em saúde da criança e do adolescente. A primeira ação do projeto, que será lançada no evento, pretende arrecadar R$ 5,5 milhões.

NA PRESIDÊNCIA
O empresário Elcio Anibal de Lucca, presidente da Serasa, acaba de assumir a presidência do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo.

DIÁLOGO
A Bovespa recebe, na próxima terça-feira, a alta comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos, Louise Arbour, para um encontro com representantes da área empresarial. Arbour vem conhecer iniciativas de empresas brasileiras voltadas para a defesa dos direitos humanos, com o objetivo de estabelecer um diálogo do Alto Comissariado com o setor privado do país sobre as questões relativas a esse tema.

ON THE ROCKS
O executivo Geoff Parmiter, diretor global de Standard Scotch da Pernod Ricard, desembarca em Porto Alegre amanhã para tratar dos resultados do uísque Passport no Brasil. A marca realiza ações na região Sul. O Brasil é o primeiro mercado em volume de vendas de Passport, com mais de 1,8 milhão de litros vendidos por ano. A segunda colocação é da Espanha, e os Estados Unidos ficam em terceiro lugar.

ARÁBICO
A Big 5 Show, feira de construção do golfo Arábico, que ocorreu em Dubai, terminou com negócios de US$ 52 milhões para os brasileiros- alta de 40% ante a participação brasileira em 2006. Foram fechadas exportações de US$ 28 milhões. A mostra vai gerar mais US$ 24 milhões para os expositores nos próximos 12 meses, segundo levantamento da Apex-Brasil com as 29 empresas do estande brasileiro.

CADEIRA
A Fagundes Consultoria, especializada em mercado regulatório e defesa da concorrência, vai reforçar sua base em São Paulo. A empresa incorpora novo sócio, Juan Férres, que é ex-economista-chefe da Secretaria de Direito Econômico. Férres vai fazer uma dobradinha com o fundador da consultoria, Jorge Fagundes, ex-conselheiro da Brasil Telecom e professor do curso de direito regulatório da FGV do Rio.

RESPONSÁVEL
Thays Tilkian, da Soma (Sociedade Mobilizadora), que promove o Encontro da Responsabilidade Social, dia 4, em SP, onde se apresentarão crianças que participam de projetos apoiados por instituições como Fundação Bradesco e HSBC; entre os patrocinadores, estão Estrela, JHSF e OMA

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