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Folha é jornal com maior prestígio
Pesquisa entre publicitários avalia relevância das marcas dos veículos
Folha lidera entre os jornais brasileiros, aponta enquete realizada com 1.613 profissionais da
área de propaganda
DA REPORTAGEM LOCAL
A Folha é o jornal com maior
prestígio no meio publicitário.
O jornal lidera o IPM (Índice
de Prestígio de Marca), aponta
a oitava edição da pesquisa do
M&M (Meio & Mensagem).
Realizado anualmente pela
consultoria Troiano, o levantamento é uma radiografia dos
mais bem cotados veículos impressos do país na análise dos
profissionais de publicidade.
Segundo Fernando Jucá, diretor da Troiano, o estudo avalia não apenas a competência
técnica dos jornais mas também a relevância de suas marcas. "Prestígio tem a ver com a
relevância das marcas de cada
jornal", diz Jucá.
Para apurar o IPM de cada
jornal, a Troiano recebeu 1.613
questionários válidos respondidos pelos assinantes dos serviços editoriais do M&M.
A seleção dos jornais foi feita
com base em indicadores de
circulação, análises de consultores do mercado de marketing
e propaganda e também a partir dos resultados de edições
anteriores da pesquisa.
Com IPM de 67 pontos, a Folha ultrapassou o "O Estado de
S.Paulo", que ficou em segundo
lugar, com 65.
Os participantes analisaram
os concorrentes em nove categorias (conteúdo editorial, credibilidade, criatividade, eficácia, ética, independência editorial, inovação, atendimento comercial e competência dos profissionais). Segundo o M&M, os itens com maior peso para os
jornais são credibilidade, conteúdo editorial, ética e independência editorial.
Em janeiro de 2009, o M&M
publicará um estudo detalhando os dados da pesquisa divulgada ontem, explicando melhor
os motivos das variações de cada IPM. "Mas, mesmo sem esse
recorte, os números refletem a
percepção que os profissionais
de mercado têm de cada jornal", diz Jucá.
O estudo tem importância
grande no mercado publicitário, pois quanto maior o prestígio do veículo, maior o retorno
de mídia.
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