São Paulo, terça-feira, 02 de dezembro de 2008

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Folha é jornal com maior prestígio

Pesquisa entre publicitários avalia relevância das marcas dos veículos

Folha lidera entre os jornais brasileiros, aponta enquete realizada com 1.613 profissionais da área de propaganda


DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha é o jornal com maior prestígio no meio publicitário. O jornal lidera o IPM (Índice de Prestígio de Marca), aponta a oitava edição da pesquisa do M&M (Meio & Mensagem).
Realizado anualmente pela consultoria Troiano, o levantamento é uma radiografia dos mais bem cotados veículos impressos do país na análise dos profissionais de publicidade.
Segundo Fernando Jucá, diretor da Troiano, o estudo avalia não apenas a competência técnica dos jornais mas também a relevância de suas marcas. "Prestígio tem a ver com a relevância das marcas de cada jornal", diz Jucá.
Para apurar o IPM de cada jornal, a Troiano recebeu 1.613 questionários válidos respondidos pelos assinantes dos serviços editoriais do M&M.
A seleção dos jornais foi feita com base em indicadores de circulação, análises de consultores do mercado de marketing e propaganda e também a partir dos resultados de edições anteriores da pesquisa.
Com IPM de 67 pontos, a Folha ultrapassou o "O Estado de S.Paulo", que ficou em segundo lugar, com 65.
Os participantes analisaram os concorrentes em nove categorias (conteúdo editorial, credibilidade, criatividade, eficácia, ética, independência editorial, inovação, atendimento comercial e competência dos profissionais). Segundo o M&M, os itens com maior peso para os jornais são credibilidade, conteúdo editorial, ética e independência editorial.
Em janeiro de 2009, o M&M publicará um estudo detalhando os dados da pesquisa divulgada ontem, explicando melhor os motivos das variações de cada IPM. "Mas, mesmo sem esse recorte, os números refletem a percepção que os profissionais de mercado têm de cada jornal", diz Jucá.
O estudo tem importância grande no mercado publicitário, pois quanto maior o prestígio do veículo, maior o retorno de mídia.


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