São Paulo, sábado, 03 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fórum global da ONU é criado para buscar padrão internacional de biocombustível

DENYSE GODOY
DE NOVA YORK

Brasil, EUA, China, Índia, União Européia e África do Sul lançaram ontem na sede da ONU em Nova York o Fórum Internacional de Biocombustíveis. O objetivo é criar um mercado internacional para o álcool, assim como existe atualmente o do petróleo.
"A iniciativa reúne os dois principais produtores mundiais de etanol, que são os Estados Unidos e o Brasil, dois grandes consumidores em potencial, a Índia e a China, mais a União Européia, que não pode ficar de fora do assunto, e a África do Sul, que ilustra o potencial de crescimento da idéia em países em desenvolvimento", disse Antônio Patriota, embaixador brasileiro nos EUA.
"Dessa maneira, estamos dando o impulso inicial para o que talvez seja uma conferência internacional sobre o assunto, a ser realizada em 2008, no Brasil", afirmou.
O Fórum ainda não tem um calendário oficial de reuniões, mas, de acordo com Patriota, seus membros vão se encontrar periodicamente para trocar experiências e idéias.
"Até agora, os biocombustíveis eram negociados entre poucos países, e a maior parte da produção era destinada ao consumo doméstico", disse Thomas Shannon, subsecretário de Estado dos EUA para o Hemisfério Ocidental. "Será possível, pelo intercâmbio de conhecimento, começar a construir regras e modelos para esse mercado, o que permitirá a transformação dos biocombustíveis em commodities internacionais", acrescentou.
Uma prioridade será criar padrões para o álcool porque hoje ele é feito de vários vegetais (como cana, milho, beterraba), dependendo da região.


Texto Anterior: Petrobras e Japão fazem parceria no álcool
Próximo Texto: Varejo agora emenda promoções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.