São Paulo, sábado, 03 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para ter restituição logo no IR, contribuinte agiliza entrega

Em apenas dois dias, Receita recebeu 285 mil declarações; em 2006, 152 mil

Primeiro lote, que será pago em 15 de junho, vai priorizar os contribuintes idosos; restituição vem antes para quem declara pela internet


MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os contribuintes decidiram agilizar a entrega das declarações do Imposto de Renda deste ano para receber as restituições logo nos primeiros lotes. A entrega vai até 30 de abril.
Em menos de dois dias -das 8h de quinta-feira às 18h de ontem- a Receita Federal recebeu 285 mil declarações entregues pela internet, número que representa aumento de 87,5% em relação aos dois primeiros dias de entrega no ano passado, quando foram transmitidas 152 mil declarações.
Um dos motivos desse aumento é que no ano passado as entregas começaram às 14h do dia 1º de março -a Quarta-Feira de Cinzas. Assim, a média de entregas em 2006 foi de 6.333 documentos por hora. Neste ano, a média está em 9.500 declarações -mais 50%.
Ontem, no segundo dia, foram entregues mais declarações (146 mil) do que na quinta-feira (139 mil). O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, estima que cerca de 23,5 milhões de contribuintes vão declarar neste ano, contra 22,01 milhões em 2006.
Para os contribuintes que pretendem aproveitar as madrugadas para declarar pela internet, um aviso importante: o sistema de transmissão é interrompido diariamente para manutenção entre 1h e 5h.
O fato de o contribuinte entregar a declaração nos primeiros dias não garante a restituição, para quem tem esse direito, logo no primeiro lote, que será pago em 15 de junho.
É que, no primeiro lote, a Receita paga as restituições dos contribuintes que têm 60 anos de idade ou mais, conforme prevê o Estatuto do Idoso. No primeiro lote pago em 2006, que contemplou 1,222 milhão de contribuintes, 913,5 mil deles tinham aquela idade.
Mas quem entrega primeiro, e pela internet, recebe primeiro. Assim, os contribuintes que entregarem as declarações na primeira quinzena deste mês devem receber as restituições no máximo até agosto, quando será pago o terceiro lote -a menos que fiquem presos na malha fina do leão.
A Receita recomenda que os contribuintes não deixem a entrega para os últimos dias, pois pode haver congestionamento na internet. Quem entregar na última semana deve receber a restituição a partir de outubro.


Texto Anterior: Congresso apóia regime especial para serviços
Próximo Texto: Serviço: Folha e IOB tiram dúvidas do IR a partir de 5ª
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.