São Paulo, Quarta-feira, 03 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONJUNTURA
INA registra aumento de 0,5% em janeiro, 1ª alta em 8 meses; mas, na comparação com 98, há queda de 11,1%
Atividade industrial tem leve alta em SP

ANTONIO CARLOS SEIDL
da Reportagem Local


O indicador do nível de atividade (INA) da indústria paulista teve um modesto aumento de 0,5% em janeiro deste ano em relação a dezembro de 98, informou a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Clarice Seibel, diretora do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Fiesp, atribuiu o resultado à recomposição dos estoques das indústrias no primeiro mês deste ano na esteira do crescimento das vendas reais em novembro (2,1%) e em dezembro (4,9%) do ano passado.
Mas, se houve um ligeiro crescimento entre dezembro passado e janeiro deste ano, a comparação de janeiro de 99 com janeiro de 98 mostra uma forte queda de 11,1%. Clarice Seibel disse que a queda da indústria paulista, na comparação entre fevereiro deste ano e fevereiro de 98, vai ser mais acentuada.
"Em fevereiro de 98, a atividade industrial já estava na sua trajetória de recuperação da crise asiática. Mas em fevereiro deste ano estávamos no meio do furacão da crise cambial."
O mercado de trabalho da indústria paulista diminuiu 6,6% em janeiro deste ano em relação a janeiro de 98, mas o salário real médio apresentou alta de 5,8%, na comparação com janeiro de 98.

Alento passageiro
Clarice Seibel afirmou que o INA positivo de janeiro, depois de oito meses de resultados negativos, é uma boa surpresa, mas muito pequena. "Um alento passageiro à produção por conta do bom desempenho das vendas reais nos dois últimos meses de 98", disse.
Segundo a diretora da Fiesp, essa "discreta" elevação do nível de atividade da indústria paulista em janeiro não indica uma tendência de crescimento da produção nos próximos meses.
Isso porque as vendas da indústria em janeiro deste ano apresentaram uma queda de 3,3% em relação a dezembro de 98, significando que não há demanda para sustentar a expansão da indústria nos próximos meses.

Sinais negativos
Pesquisa preliminar da Fiesp sobre as vendas industriais em fevereiro deste ano mostra que somente dois setores, o de autopeças e a indústria farmacêutica, tiveram desempenho positivo em comparação com o mês anterior.
"Não temos indicação nenhuma de que o alento à produção tenha se repetido em fevereiro." Segundo a Fiesp, as perspectivas para a indústria paulista nos próximos meses permanecem "pouco animadoras", com a ausência de sinais de retomada do crescimento.


Texto Anterior: Grupo Bloch lacra gráfica de editora
Próximo Texto: CNI defende intervenção do BC no câmbio e vê risco de calote
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.