São Paulo, sexta-feira, 03 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA

Índice mostra qual é o nível de confiança no país

DA REPORTAGEM LOCAL

O chamado risco soberano reflete a percepção de segurança que os investidores externos têm em relação a um país. Esse risco é medido pelo número de pontos percentuais de juros que determinado governo tem de pagar a mais que os Estados Unidos para conseguir empréstimos no exterior.
A taxa de risco de um país afeta não apenas as finanças do governo, mas toda a economia. Quando o risco soberano de um país aumenta, os títulos emitidos pelo governo ficam mais atrativos para os bancos. Em consequência disso, as instituições financeiras destinam uma fatia maior de seus investimentos para comprar esses títulos públicos, reduzindo os recursos disponíveis para financiar operações de crédito e investimento. A menor oferta de crédito no mercado acaba levando a um aumento das taxas de juros, o que, por outro lado, acaba freando a economia.
Investidores externos dizem que cobram muito para emprestar para o Brasil porque têm dúvidas quanto ao futuro político e econômico do país. Outro argumento usado para explicar o alto risco Brasil é que, na década de 80, o país promoveu duas vezes o calote de sua dívida externa, o que ainda gera insegurança no mercado.



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Chefe da missão do FMI vê país com melhoria e prevê queda da inflação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.