São Paulo, sexta-feira, 03 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PETRÓLEO

Queda atingiu gás também

Petroleiro pára e cai a produção de óleo bruto

DA SUCURSAL DO RIO

Numa paralisação de 24 horas, marcada para terminar à 0h de hoje, os petroleiros conseguiram reduzir a produção de óleo bruto da bacia de Campos (RJ). Segundo a FUP (Federação Única dos Petroleiros), a redução foi de 30%. A Petrobras informou que a queda na produção de óleo foi menor: de 10% a 15%.
Tanto a estatal quanto a FUP informaram que 23 das 37 plataformas da bacia, que responde por 80% da produção nacional, deixaram de produzir parcialmente óleo e gás. Equipes de emergência da estatal garantiram parte da produção interrompida pelos grevistas. No caso do gás natural, a FUP estimou uma queda de 15% na extração. A Petrobras não quantificou a redução. Informou apenas ter sido pequena.
De acordo com a FUP, aderiram à greve, em média, 90% dos trabalhadores das dez refinarias da Petrobras. Nas refinarias, não houve troca de turnos. Os trabalhadores que estavam nas unidades às 23h30 de anteontem não tinham sido substituídos até a meia-noite de ontem. Esses operários garantiram a produção de derivados e o abastecimento à população, que esteve normalizado.
Em todas as refinarias houve paralisação de funcionários, como a Reduc (Rio), Paulínia e Cubatão (SP), Refap (Rio Grande do Sul), Relan (Bahia) e Regap (Minas Gerais). Também pararam terminais de escoamento de óleo, como o de Cabiúnas (RJ) e Alemoa (SP).
O objetivo do movimento é pressionar a estatal a aumentar a participação nos lucros. A FUP não descarta novas paralisações temporárias. De acordo com a categoria, a Petrobras só quer pagar 3,3 salários-base de bônus, contra 4,5 no ano passado, apesar de o lucro ter ficado praticamente estável, em cerca de R$ 10 bilhões nos dois anos.
A Petrobras contesta a FUP. Informa que, ao todo, pagará 5,7 salários, incluindo uma parcela de dois salários já quitada na época da greve de outubro passado.



Texto Anterior: Salto no escuro: Atraso no seguro-apagão dará multa
Próximo Texto: Combustíveis: Gasolina deve custar menos, diz Procon-DF
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.