São Paulo, segunda-feira, 03 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Representante dos EUA vem "reenergizar" relação com Brasil

DE WASHINGTON

O subsecretário do Departamento de Comércio dos EUA, Francisco Sanchez, que inicia hoje uma visita ao Brasil, participará de evento em Brasília para tentar ""reenergizar" o Diálogo Comercial -mecanismo de negociação e fomento que foi formalizado em 2006, mas que, segundo ele, não tem sido usado.
À Folha, Sanchez afirmou que os focos serão investimento em inovação, investimento em importações de pequenas e médias empresas do Brasil e dos Estados Unidos e formas de promover o aumento das trocas bilaterais.
"Estou há quatro semanas no cargo e, na primeira delas, tive dois encontros com o secretário [de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior] Welber Barral. Isso mostra o peso do Brasil em nossa estratégia comercial", disse o representante dos EUA.
Ele negou que vá discutir com os brasileiros a disputa corrente devido aos subsídios americanos ao algodão.
O tema fica a cargo do escritório do governo americano para Comércio (USTrade), mas, em visitas anteriores de funcionários do Departamento de Comércio, o assunto foi abordado.
"Temos um acordo interino [até junho] e não vejo no que poderíamos agir imediatamente. Claro que o melhor seria não ter nenhuma disputa, mas realmente não vejo grande impacto na relação comercial devido à questão do algodão. Não queremos perder oportunidades valiosas, e creio que ambos os países reconhecem isso." (ANDREA MURTA)


Texto Anterior: Ministério avalia que Brasil precisa ampliar seu quadro
Próximo Texto: Luiz Carlos Bresser-Pereira: O nível da taxa de juros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.