São Paulo, segunda-feira, 03 de maio de 2010

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Toyota enfrenta 327 ações judiciais nos EUA

Consumidores alegam violação da garantia do veículo e prejuízo; montadora tem reparado problemas

DA ASSOCIATED PRESS
DA REDAÇÃO

A Toyota enfrenta 327 ações judiciais nos tribunais americanos, tanto no âmbito estadual quanto federal, em razão de problemas relacionados à aceleração dos carros da montadora, segundo relatório divulgado na sexta nos Estados Unidos pelo juiz James Selna.
Segundo o magistrado, as ações começaram no segundo semestre do ano passado, quando a Toyota iniciou uma série de recalls -a estimativa é que aproximadamente 6 milhões de veículos tenham sido convocados só nos EUA.
Nas ações, alguns dos consumidores afirmam que sofreram prejuízo econômico por causa da desvalorização dos veículos. Outros alegam que houve violação da garantia dos veículos e risco à vida.
Estimativas apontam que, se a Toyota devesse indenizar esses proprietários, teria que desembolsar ao menos US$ 3 bilhões. A montadora já pagou cerca de US$ 16 milhões em multas nos EUA por acidentes supostamente causados pelos problemas nos veículos.
A Toyota já convocou cerca de 8,5 milhões de veículos em todo o mundo para consertar falhas. A maioria dos recalls ocorreu nos EUA e na Europa.
Apesar do abalo na imagem da marca nos Estados Unidos, a montadora japonesa já começou a recuperar suas vendas no mercado americano neste ano.
O crescimento se deve a uma série de incentivos anunciados pela empresa -entre eles, juro zero para o financiamento de alguns modelos da marca.
No Brasil, o recall da montadora deve envolver cerca de 100 mil veículos do modelo Corolla, fabricados a partir de 2008, para trocar o tapete do motorista -que seria a causa do problema de aceleração repentina dos carros. A decisão de convocar os consumidores para sanar a falha foi anunciada em abril.
No país, o governo também apura a conduta da Toyota. O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, instaurou processo administrativo para investigar se houve demora em anunciar o recall.


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