UOL


São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Corte de taxa esperado caiu

Mercado espera juro menor e inflação maior

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A alta da inflação, cuja previsão do mercado voltou a subir depois de quatro quedas consecutivas, deve adiar por mais algum tempo uma queda mais acentuada nos juros básicos da economia, segundo analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central.
De acordo com a pesquisa, a expectativa é que a taxa Selic, hoje em 26,5% ao ano, vá cair para 26% neste mês. Na semana passada, o mesmo levantamento apostava em um corte ainda maior, com a taxa podendo chegar a 25,5% ao ano já na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC), daqui a duas semanas.
A expectativa de um corte menor nos juros está relacionada ao aumento na projeção de inflação para este ano. A estimativa para o aumento do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) passou para 12,17%, uma ligeira alta em relação aos 12,13% apontados pela pesquisa passada.
Quanto maior a inflação, maiores as chances de o BC elevar ou manter os juros. Para este ano, foi fixada em 8,5% a meta para a alta dos preços medida pelo IPCA. Quanto mais a inflação projetada se afasta dessa meta, mais o mercado aposta em juros elevados.
Apesar do pessimismo em relação ao IPCA, pela sétima semana seguida, a projeção para o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) deste ano recuou, chegando a 13,28%. Para o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna), a projeção caiu pela oitava semana, passando a 12,56%.


Texto Anterior: Cooperação Sul/sul já rende negócios ao país
Próximo Texto: Aviação: Embraer deve instalar nova fábrica nos EUA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.