UOL


São Paulo, terça-feira, 03 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Unidade é para avião de defesa

Embraer deve instalar nova fábrica nos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

A Embraer anunciou ontem que pretende instalar uma linha de montagem em Jacksonville (Flórida), para a produção de aeronaves destinadas ao mercado americano de defesa e segurança nacional. A direção da empresa brasileira não informou quanto pretende investir na unidade e quais os modelos que planeja oferecer ao governo dos EUA.
Desde 1979, a Embraer mantém operações nos EUA. Hoje, além de escritório de vendas e engenharia, mantém também um centro de manutenção e reparos, em Nashville. Cerca de 67% das aeronaves comerciais e executivas vendidas pela Embraer têm como destino os EUA -de 1.519 aeronaves que entregou desde sua fundação, em 1969, 780 foram para compradores americanos.
Segundo o comunicado, o local escolhido pela empresa para a fábrica é uma antiga base militar da Marinha, fechada em 99.
Essa seria a segunda linha de fábrica da Embraer fora do Brasil. Em dezembro passado, assinou um contrato com a estatal chinesa Avic 2 que prevê a produção, em território chinês, de cerca de 300 aviões nos próximos dez anos.
Fabricante de aviões de treinamento Tucano, a Embraer forneceu parte das aeronaves utilizadas pelo governo brasileiro no Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). Em 2002, em parceria com a Dassault, apresentou proposta para concorrer à licitação de US$ 700 milhões para fornecimento de aeronaves à Marinha brasileira -licitação adiada por Lula.


Texto Anterior: Pesquisa: Mercado espera juro menor e inflação maior
Próximo Texto: Impostos: Carga fiscal é de 41% do PIB no trimestre
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.