São Paulo, sábado, 03 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONS faz esquema para evitar falta de luz na Copa

IVONE PORTES
DA FOLHA ONLINE

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) montou um esquema especial para evitar que ocorram problemas de abastecimento de energia elétrica nos jogos do Brasil na Copa, que começa no dia 9.
O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, afirmou que ocorrerão picos de consumo de energia após os jogos, principalmente nos dias em que as partidas terminarem por volta das 17h45, coincidindo com o horário de ligamento da iluminação pública em algumas regiões do país.
"O sistema foi preparado com muito mais cuidado do que ocorre normalmente para evitar desligamentos devido a variações atípicas de cargas", disse. Ele negou a possibilidade de "apagão" com os aumentos repentinos na demanda de luz.
Para evitar cortes no fornecimento de energia durante a Copa, o ONS orientou as concessionárias a não programarem intervenções ou desligamentos durante os jogos.
Segundo Chipp, nos dias de jogos as empresas que prestam serviços no setor de energia deverão elevar o número de pessoas da equipe de manutenção e de atendentes no "call center" para que, em caso de problemas, a solução seja rápida.
Pelos cálculos do ONS, a taxa de crescimento de carga elétrica deverá ser bem mais acentuado no final do jogo do que nos intervalos, principalmente quando as partidas ocorrerem em dias úteis, começando às 16h (dias 13 e 22).
A estimativa é que, nessas datas, cerca de uma hora e meia antes do início das partidas, a carga do SIN (Sistema Interligado Nacional) diminua em aproximadamente 9.500 MW, em razão da redução das atividades produtivas.
Nos intervalos dos jogos, haverá um aumento de cerca de 3.500 MW em nove minutos. No final das partidas, pode ocorrer uma elevação de 8.000 MW na carga em nove minutos.


Texto Anterior: Reservatórios da região Sul voltam a nível pré-apagão
Próximo Texto: Entrevista - José Manuel Durão Barroso: Europa teme populismo 'nefasto' na América Latina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.