UOL


São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O VAIVÉM DAS COMMODITIES

Preço pago ao produtor
Os preços dos produtos agrícolas pagos aos produtores caíram 2,42% no primeiro semestre deste ano, diz o IEA (Instituto de Economia Agrícola). A notícia é ruim para o agricultor, pois na comparação com o IGP-M do semestre, de 5,9%, a queda do poder de troca é de 8,32 pontos percentuais.

Ganho em 12 meses
Mas, nos últimos 12 meses, o produtor ainda tem ganho de 1,97 ponto percentual no poder de troca sobre a taxa de inflação. No período, os preços pagos aos produtores acumulam alta de 30,2%, enquanto o IGP-M subiu 28,23%. Em junho, os preços recebidos pelos agricultores caíram 2,35% -a terceira queda mensal seguida.

Estoques altos
O preço do café manteve a trajetória de queda em junho e fechou o semestre com retração de 11,95%. Segundo o IEA, a queda reflete tanto a desvalorização do dólar como a retração dos preços no mercado externo, devido aos altos estoques nos países importadores. Mesmo assim, o café acumula alta de 52% em 12 meses.

Aumento da oferta
Devido à colheita da maior safra do país, o preço do milho pago ao produtor teve forte queda no primeiro semestre, de 35,35%. Mas, no acumulado de 12 meses, o preço ainda tem alta de 23,84%.

Demanda fraca
O quilo do frango vivo nas granjas paulistas caiu ontem para R$ 1,25, queda de 7,41% em relação ao preço praticado há uma semana. A queda ocorre devido à pouca procura pelo mercado.

Safra de café
O governo revisou para cima as estimativas de produção da safra brasileira de café, mas, mesmo assim, a colheita ficará inferior a da safra 2002/03. Segundo levantamento da Conab, a safra 2003/04 ficará entre 27,9 milhões e 30,1 milhões de sacas. A primeira estimativa, divulgada em dezembro, indicava uma produção entre 27,7 milhões e 29,7 milhões de sacas.

Baixo retorno
A safra de café de 2003/04 ficará entre 37% e 42% menor na comparação com a safra anterior, que foi de 48,4 milhões de sacas. Segundo o governo, os motivos para a queda da produção foram a redução de área plantada, os baixos lucros para o produtor e o desgaste natural da lavoura após uma grande produção. Cerca de 60% da safra já está colhida.

Arábica X robusta
A produção de café arábica da safra 2003/04 está estimada entre 19,5 milhões e 21,0 milhões de sacas, segundo a Conab. A colheita do tipo robusta deve ficar entre 8,4 milhões e 9,1 milhões de sacas.

Brasil na OMC
O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, confirmou ontem que o Brasil, a Austrália e a Tailândia irão recorrer à OMC contra a política de subsídios para o açúcar da União Européia. O pedido de abertura de painel (comitê de arbitragem) deverá ser apresentado ainda neste mês, diz ele. Segundo o governo, a política européia causa prejuízo anual de US$ 900 milhões ao Brasil.

E-mail:
akianek@folhasp.com.br


Texto Anterior: Mercado financeiro: Dólar recua mais com entrada de recurso
Próximo Texto: Longa pedalada
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.