São Paulo, terça-feira, 03 de julho de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Juro alto é determinante na valorização do real, diz Iedi

Ao contrário do que diz a equipe econômica do governo, o Brasil vive hoje um boom de ingresso de capitais atraídos pelos juros altos que têm tido papel determinante no processo de valorização do real. O governo argumenta que o saldo comercial tem sido o principal responsável pelo dólar baixo.
A conclusão é do Iedi, com base nos dados das contas externas brasileiras de janeiro a abril divulgados recentemente pelo Banco Central. Segundo o Iedi, o resultado do balanço de pagamentos nesses primeiros meses do ano não deixa dúvidas de que, apesar da relevância do superávit comercial, o ingresso de fluxos de capitais teve um papel preponderante na oferta de moeda estrangeira no mercado de câmbio.
De acordo com o Iedi, o ingresso líquido de capitais na conta financeira atingiu, entre janeiro e abril, US$ 30,8 bilhões, quase nove vezes superior aos US$ 3,5 bilhões do saldo em conta corrente no mesmo período. O saldo em conta corrente contabiliza o que entrou para o mundo real da economia, o que não foi destinado ao mercado financeiro.
O economista Edgard Pereira, do Iedi, atribui esse volume recorde de ingresso de capital externo no mercado financeiro neste ano, em primeiro lugar, ao fato de o Banco Central ter, em janeiro, reduzido o ritmo de corte de juro da Selic de 0,5 para 0,25 ponto percentual.
"O mercado logo concluiu que o juro iria continuar alto e o câmbio iria se valorizar ainda mais e isso fez com que se intensificasse o ritmo de envio de dinheiro de fora para aplicações financeiras", afirmou o economista do Iedi.
Outro motivo desse boom de fluxo de capitais é a expectativa de o país ser promovido a grau de investimento pelas agências internacionais de "rating". O Brasil está somente uma nota abaixo da classificação.
Segundo o Iedi, os investidores estão aumentando a remessa de recursos para aplicação seja em ações ou em renda fixa porque sabem que os juros internos vão cair significativamente depois de o Brasil obter o grau de investimento.

HSM lança canal de TV sobre gestão executiva na Sky

Especializada em educação executiva, a HSM acaba de fechar contrato com a Sky para lançar no Brasil a ManagemenTV. O canal deve entrar no ar na primeira quinzena de agosto e é dedicado exclusivamente à gestão de negócios -reúne programas que vão de "talk shows" à apresentação de histórias de negócios bem-sucedidos.

PIMENTA NOS OLHOS

A Chilli Beans faz dez anos e, para comemorar, lança campanha desenvolvida pelo artista plástico inglês Steven Smith, que assina a criação das quatro imagens que compõem o material. Em foco está a nova linha Special, de óculos com qualidade óptica e feitos a mão, que foi lançada "discretamente" no fim do ano passado, mas que será oficialmente apresentada ao público no segundo semestre. "Eles custam cerca do dobro do preço dos nossos outros óculos, mas ninguém reclama", diz Caíto Maia, fundador da empresa, que lança dez modelos por semana.

LIBERADO

O grupo Dimep/GPS, especializado em controle de acesso como ingressos, catracas e softwares, fez parceria com a Americanas.com. A empresa produzirá ingressos e convites, equipamentos para controle e fará monitoramento e comercialização. O foco, segundo Josué Pimenta, presidente do grupo, é aumentar as vendas.

HOMÉRICO
O cônsul-geral da Grécia em São Paulo, Efstathios Paizis, recebe hoje, em sua casa, a primeira delegação empresarial grega no Brasil, formada por 11 empresários gregos de vários segmentos. Eles vêm pela primeira vez ao país com o objetivo de estreitar os laços comerciais entre os países. Amanhã, eles participam do encontro Brasil-Grécia organizado pela Fiesp.

CIMENTO
O emprego da construção pesada teve alta de 3,76% em maio, com a admissão de 1.266 trabalhadores, em relação a abril. Segundo o Sinicesp (sindicato do setor), no acumulado dos últimos 12 meses houve alta de 3,62%, com a abertura de 1.220 postos. Em maio de 2006, o setor empregava 33.718 trabalhadores. Em maio deste ano, as empresas do Sinicesp contabilizaram 34.938.

CLIQUE
O novo portal do Banco do Brasil teve recorde de acessos. Nos dez dias anteriores à estréia, o total de acessos foi 24 milhões. Quando entrou no ar, houve mais de 45 milhões em dez dias.

24 HORAS
A Euro RSCG Brasil trará ao Brasil Kiefer Sutherland para a campanha do novo Citroën C4 Pallas, que chega ao país em setembro. O ator de "24 Horas" estará ao lado da atriz argentina Araceli Gonzales, da campanha criada pela Euro RSCG Brasil e exportada para a Argentina e o Chile. O projeto do novo modelo da Citroën teve investimentos de US$ 200 milhões. O C4 Pallas deve alavancar as vendas da montadora no país em 50%, chegando a 6.000 carros vendidos ao mês.

AFRICANOS
Uma comitiva de empresários brasileiros de infra-estrutura visita, nesta semana, o Congo. O objetivo é discutir oportunidades com o governo local e com bancos. A viagem foi organizada pelo escritório Emerenciano, Baggio e Associados.

com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA


Próximo Texto: Venda de veículos tem melhor 1º semestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.