São Paulo, sexta-feira, 03 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação na cidade de SP é a menor em quase 2 anos, diz Fipe

Taxa fica em 0,13% em junho; acumulado no ano vai a 1,92%, abaixo da primeira metade de 2008

DA FOLHA ONLINE
DA REDAÇÃO

O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) no município de São Paulo registrou alta de 0,13% em junho, abaixo do 0,33% de maio. O avanço no mês passado foi o menor para um resultado mensal desde outubro de 2007, quando a alta ficou em 0,08%. Os dados foram divulgados ontem pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Apenas duas categorias apresentaram alta no mês passado na comparação com maio. Saúde teve oscilação de 0,87% ante 0,75% no mês anterior. Alimentação se acelerou de 0,07% em maio para 0,19% em junho.
O IPC foi puxado para baixo pela redução na alta do grupo habitação -de 0,19% em maio para 0,09% em junho- e pela queda maior em transportes, grupo que ampliou a deflação para 0,25% no mês passado, ante 0,12% na medição anterior.
Este foi o desempenho das outras categorias: grupo despesas pessoais passou de alta de 1,68% em maio para 0,21% em junho; vestuário reduziu a alta de 0,27% para aumento de 0,08% no mês passado; e educação, de 0,06% para 0,05%.
Analistas consultados pela Reuters esperavam taxa geral de 0,16%. O preço da cesta básica básica vendida na cidade de São Paulo aumentou em junho. Na média de seis regiões do município, alcançou R$ 252,90. A alta chegou a 1,18% em junho na comparação com maio. A variação acumulada no primeiro semestre ficou em 4,05%.
De janeiro a junho, o IPC da Fipe teve expansão de 1,92%. No primeiro semestre de 2008, essa taxa ficou em 3,8%. Mesmo sem ser o índice escolhido como referência para a meta de inflação, a evolução dos números é um dos pontos monitorados pelo Banco Central para definir a política monetária.
Com a inflação contida, não há a necessidade de elevar os juros básicos com o objetivo de desaquecer a economia e influir nos preços. Justamente para evitar desaceleração maior da atividade econômica, neste ano o Copom (Comitê de Política Monetária do BC) já reduziu a taxa Selic de 13,75% a 9,25% anuais. O Copom volta a se reunir no dia 22.
Na quarta-feira, o IBGE divulga o Índice de Preços ao Consumidor Amplo de junho. O IPCA é usado como referência para a meta de inflação.


Texto Anterior: Vaivém das commodities
Próximo Texto: Governo põe na internet lista de devedores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.