São Paulo, sábado, 03 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco desaconselha investimento no país

DA REPORTAGEM LOCAL

O banco de investimentos Goldman Sachs reduziu sua recomendação de investimento em mercados emergentes, principalmente os da América Latina e, em especial, o Brasil. Em um relatório, a instituição disse que as mudanças foram feitas para refletir sua "visão cautelosa acerca da América Latina".
A instituição reduziu em 3,5% o peso dos papéis brasileiros em seu portfólio ideal de investimentos. Isso significa que o banco recomenda que seus clientes mantenham em carteira um número de títulos brasileiros 3,5% abaixo da média dos investimentos realizados em outros países.
O motivo alegado para o rebaixamento foi o crescente nervosismo do mercado por causa das eleições presidenciais do país, marcadas para outubro.
"Enquanto os candidatos de oposição continuavam a liderar as pesquisas de intenção de voto, a crise de confiança se intensificou nos últimos dias", afirmou o banco em um comunicado.
Com isso, o Brasil permanece no posto de país emergente menos recomendado para investimentos pela Goldman Sachs. Do outro lado da lista está a Rússia, cujos títulos têm peso 4% maior que a média dos papéis de outros países no portfólio ideal do banco.

Fitch
A classificação de risco de algumas empresas brasileiras poderá ser rebaixada em breve, afirmou a agência inglesa Fitch. Em um anúncio feito ontem, a empresa disse que rebaixou a sua perspectiva para essas companhias.
O corte na perspectiva com relação às empresas brasileiras reflete, segundo a Fitch, o aumento no risco da economia brasileira e as condições de mercado desfavoráveis para as companhias do país.
Dentre as empresas rebaixadas, a maioria é do setor de mineração: CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), Alcoa e Siderúrgica Tubarão entre elas.
Outras grandes empresas afetadas pela redução de perspectiva da Fitch são a Petrobras, a Ambev, a Sadia e a Telemar, entre outras.


Com agências internacionais

Texto Anterior: FHC vai receber O'Neill em Brasília, diz Parente
Próximo Texto: Latinos em transe: Uruguai anuncia que vai instituir "corralito"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.