São Paulo, domingo, 03 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transporte de passageiro é gargalo em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A MRS Logística fechou o primeiro semestre com crescimento de 10% no volume de carga movimentada no porto de Santos em relação ao mesmo período do ano passado. O número foi positivo, mas poderia ser maior se não fosse o transporte de passageiros em São Paulo.
A companhia detém a faixa de domínio da ferrovia que corta a capital, mas só pode usá-la na madrugada, quando trens de passageiros que passam pela estação da Luz, no centro de SP, estão parados. "Crescemos 10%, mas poderíamos ter crescido 30% se não fosse essa restrição operacional", diz José Roberto Lourenço, assessor da MRS. Esse é um dos principais gargalos do sistema ferroviário de transporte de carga na cidade. A companhia espera ter solução definitiva até o fim do ano. Negociação em curso com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de SP pode resultar em acordo a partir do qual a MRS poderá construir nova linha, segregando o tráfego de passageiros do transporte de carga. A empresa também aguarda a definição sobre o projeto do trecho norte do Ferroanel, que também permitirá que as composições possam passar pela capital sem interferir nos sistemas de transporte urbano. A obra é cara e polêmica em razão de ser construída sobre a serra da Cantareira, uma das últimas faixas de floresta da capital paulista e de onde vem a maior parte da água que abastece a cidade. (AB)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Rali de locomotivas aumenta produtividade em 70% no porto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.