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Internet movimenta R$ 2 bilhões
País já tem 2 milhões de internautas e
está em 8º lugar no ranking mundial
Se ramo brasileiro da rede fosse uma
empresa, seria a 27ª em faturamento
JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
da Reportagem Local
MARIA ERCILIA
do Universo Online
A Internet no Brasil já supera 2
milhões de usuários e R$ 2 bilhões
de movimentação financeira por
ano. Esse número de internautas
coloca o ramo brasileiro da rede
mundial de computadores em 8º
lugar no mundo. O faturamento
do conjunto de produtos e serviços ligados à Internet está entre os
maiores mercados nacionais.
As cifras foram obtidas em um
levantamento exclusivo realizado
pela Folha e pelo Datafolha. O instituto chegou ao número de usuários por meio de uma pesquisa nacional em junho passado, na qual
foram ouvidas 4.380 pessoas em
todos os Estados.
O percentual de entrevistados
que responderam sim às perguntas "tem acesso a micro com conexão à Internet?" e "'tem endereço eletrônico?" foi de 2%. Multiplicando-se esse valor pelo universo de brasileiros com 16 anos ou
mais, o resultado é 2,122 milhões
de pessoas conectadas à rede.
Esse número de internautas só é
menor do que o de sete países, todos desenvolvidos: EUA, Japão,
Canadá, Grã-Bretanha, Alemanha, Austrália e Suécia.
O Brasil é o primeiro entre as nações em desenvolvimento e está à
frente de outros países do Primeiro Mundo que têm larga participação na Internet -como Itália,
França e Espanha.
O volume de dinheiro movimentado pelos negócios que envolvem
a Internet no país também surpreende: R$ 2,007 bilhões por ano.
A conta envolve desde a venda
de microcomputadores para conexão com a rede, até o faturamento dos provedores de acesso,
passando pelo gasto com pulsos
telefônicos e a publicidade nas páginas da World Wide Web.
O total de negócios ligados diretamente à rede supera os R$ 2,007
bilhões, pois, por falta de dados
disponíveis, não entraram na soma os valores relativos ao comércio eletrônico, treinamento de
pessoal e transmissão de dados
nas empresas, por exemplo.
Se fosse uma empresa, a Internet
brasileira seria a 27ª companhia
privada nacional em faturamento.
Em comparação a outros mercados nacionais, auditados pela A.C.
Nielsen, a Internet está entre os
cinco maiores. Só perde para os de
cerveja (R$ 8,8 bilhões), refrigerantes (R$ 7,4 bilhões) e cigarro
(R$ 5,3 bilhões). Ela se equipara ao
de aguardente (R$ 2,1 bilhões).
O valor das transações financeiras ligadas à Internet reproduz a
proporção de gastos de quem vai
se conectar à rede: o mais caro é o
equipamento, depois vem o pagamento das mensalidades para o
provedor, o telefone etc.
Assim, a maior parte do dinheiro envolvido no "PIB" da Internet
está ligada à venda de micros.
Segundo pesquisa feita pela Fenasoft, entre 1997 e 1998 foram
vendidas 1,6 milhão de máquinas
no país, a metade delas para conexão com a Internet. Isso significa
cerca de R$ 1,2 bilhão em vendas.
O segundo maior movimento financeiro é o faturamento dos provedores de acesso -empresas que
fazem a ponte entre o usuário e a
rede: R$ 509 milhões/ano.
Em seguida aparecem gastos
com pulsos telefônicos para acessar a rede: R$ 120 milhões por ano.
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