São Paulo, segunda, 3 de agosto de 1998

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Internet movimenta R$ 2 bilhões

País já tem 2 milhões de internautas e
está em 8º lugar no ranking mundial

Se ramo brasileiro da rede fosse uma
empresa, seria a 27ª em faturamento

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
da Reportagem Local

MARIA ERCILIA
do Universo Online

A Internet no Brasil já supera 2 milhões de usuários e R$ 2 bilhões de movimentação financeira por ano. Esse número de internautas coloca o ramo brasileiro da rede mundial de computadores em 8º lugar no mundo. O faturamento do conjunto de produtos e serviços ligados à Internet está entre os maiores mercados nacionais.
As cifras foram obtidas em um levantamento exclusivo realizado pela Folha e pelo Datafolha. O instituto chegou ao número de usuários por meio de uma pesquisa nacional em junho passado, na qual foram ouvidas 4.380 pessoas em todos os Estados.
O percentual de entrevistados que responderam sim às perguntas "tem acesso a micro com conexão à Internet?" e "'tem endereço eletrônico?" foi de 2%. Multiplicando-se esse valor pelo universo de brasileiros com 16 anos ou mais, o resultado é 2,122 milhões de pessoas conectadas à rede.
Esse número de internautas só é menor do que o de sete países, todos desenvolvidos: EUA, Japão, Canadá, Grã-Bretanha, Alemanha, Austrália e Suécia.
O Brasil é o primeiro entre as nações em desenvolvimento e está à frente de outros países do Primeiro Mundo que têm larga participação na Internet -como Itália, França e Espanha.
O volume de dinheiro movimentado pelos negócios que envolvem a Internet no país também surpreende: R$ 2,007 bilhões por ano.
A conta envolve desde a venda de microcomputadores para conexão com a rede, até o faturamento dos provedores de acesso, passando pelo gasto com pulsos telefônicos e a publicidade nas páginas da World Wide Web.
O total de negócios ligados diretamente à rede supera os R$ 2,007 bilhões, pois, por falta de dados disponíveis, não entraram na soma os valores relativos ao comércio eletrônico, treinamento de pessoal e transmissão de dados nas empresas, por exemplo.
Se fosse uma empresa, a Internet brasileira seria a 27ª companhia privada nacional em faturamento.
Em comparação a outros mercados nacionais, auditados pela A.C. Nielsen, a Internet está entre os cinco maiores. Só perde para os de cerveja (R$ 8,8 bilhões), refrigerantes (R$ 7,4 bilhões) e cigarro (R$ 5,3 bilhões). Ela se equipara ao de aguardente (R$ 2,1 bilhões).
O valor das transações financeiras ligadas à Internet reproduz a proporção de gastos de quem vai se conectar à rede: o mais caro é o equipamento, depois vem o pagamento das mensalidades para o provedor, o telefone etc.
Assim, a maior parte do dinheiro envolvido no "PIB" da Internet está ligada à venda de micros.
Segundo pesquisa feita pela Fenasoft, entre 1997 e 1998 foram vendidas 1,6 milhão de máquinas no país, a metade delas para conexão com a Internet. Isso significa cerca de R$ 1,2 bilhão em vendas.
O segundo maior movimento financeiro é o faturamento dos provedores de acesso -empresas que fazem a ponte entre o usuário e a rede: R$ 509 milhões/ano.
Em seguida aparecem gastos com pulsos telefônicos para acessar a rede: R$ 120 milhões por ano.




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