São Paulo, Terça-feira, 03 de Agosto de 1999 |
Próximo Texto | Índice
PAINEL S/A Nem só de câmbio... O problema das exportações não é o dólar nem a competitividade dos produtos nacionais, mas o preço das commodities, segundo José Antônio Pena Garcia, economista-chefe do BankBoston, que fez levantamento com empresas do setor. ...vivem as exportações Se o preço não estivesse tão ruim, o volume que o Brasil já exportou entre janeiro e maio deste ano produziria um superávit de US$ 2,4 bilhões e não um déficit de mais de US$ 400 milhões. O desempenho das exportações depende mais da economia mundial do que do Brasil, e o cenário pode começar a melhorar no ano que vem, diz ele. Na contramão 1 Empresas de entregas expressas e transportadoras preparam a artilharia contra a proposta da nova Lei Postal, enviada ao Congresso um dia antes do recesso de julho. Segundo esses setores, o projeto prevê controles indesejáveis e incompatíveis com a concorrência que se busca em todas as áreas. Tudo para proteger os Correios. Na contramão 2 O interessante é que as 12 multinacionais de entrega rápida que atuam no país movimentam algo como US$ 80 milhões por ano; menos de 10% do mercado. O restante é dos Correios. Desinformação total 1 O governo suspendeu a pesagem dos caminhões porque achou injusto que os motoristas somassem pontos ao prontuário por excesso de carga. Só que o código de trânsito não prevê pontuação para motoristas, diz o advogado Dreyf Gonçalves. "A multa prevista para excesso de carga é contra a pessoa jurídica". Desinformação total 2 Para corrigir o problema, basta aplicar corretamente a lei, como já se faz nas estradas de São Paulo, diz Dreyf. "Deixar de pesar os caminhões não resolve nada". O negócio é unir forças Os presidentes das maiores companhias aéreas do país estarão juntos, na mesma sala, nesta semana. Em discussão: propostas de compra e de fusão no setor. Concentração previsível Análise da consultoria Austin Asis do balanço dos maiores magazines do país comprova: Mappin e Mesbla amargaram prejuízo desde 94 e Lojas Brasileiras, desde 96. A Lojas Americanas vendeu parte da rede para se recuperar. Comércio protegido... Os shoppings Light e Santana são dois dos nove previstos para abrir em São Paulo até o ano que vem. Comprovam a tendência de o varejo entrar nos shoppings, deixando as ruas da cidade. ...e direcionado Segundo a administradora dos dois shoppings, o Light tem potencial anual de vendas de R$ 402 milhões por ano e atenderá o público que trabalha no centro da cidade. O de Santana, atenderá o bairro, com potencial de vendas de R$ 250 milhões por ano. Quase indestrutível Fabricantes da cédula de plástico apresentarão o "novo dinheiro" amanhã. O material suporta quase tudo, mas se sobrar no bolso da calça, não resistirá ao calor do ferro elétrico. Derreterá. É de arrepiar Zé do Caixão virou diretor de filme publicitário na campanha da Agnelo Pacheco para as "Noites de Terror", do Playcenter. Estréia hoje. E-mail: painelsa@uol.com.br Próximo Texto: Após a greve: Combustíveis devem subir mais 9% Índice |
|