São Paulo, terça-feira, 03 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sudeste e Centro-Oeste são mais afetados pela doença no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasil, as regiões mais afetadas pela brucelose são a Sudeste, que tem 7,5% de seu rebanho contaminado e a Centro-Oeste, com 6,8% de seus animais infectados. Essas são as duas regiões que concentram o maior número de animais no país.
A brucelose é causada pela bactéria Brucella sp., que está disseminada em todo o território nacional. Ela atinge não só gado de corte, como leiteiro, equídeos, suínos, caprinos e ovinos, além do próprio homem.
A doença prejudica os produtores pois causa aborto prematuro, infertilidade dos animais e o nascimento de bezerros fracos, muito suscetíveis a outras doenças e que, em geral, morrem pouco após paridos. Assim, perdem os animais que naturalmente ganhariam em rebanhos grandes, principalmente no caso de criações para corte.
A brucelose é transmitida pelo contato com as secreções e excreções dos animais contaminados, com a ingestão de pastagens e água contaminada e pelo uso de sêmen dos animais doentes.
O homem é infectado ao ingerir leite cru ou derivados de leite contaminados e manipulando carcaças, miúdos e placentas de animais contaminados. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça e nas articulações, febre, impotência sexual, esterilidade e abortos.
A campanha oficial contra a doença começou em junho deste ano, durante a Feicorte, em São Paulo. De acordo com as regras do programa, apenas animais que atenderem às exigências do governo poderão ser comercializados e as vacinas devem ser receitadas e administradas por veterinários cadastrados. (JSO)


Texto Anterior: Pecuária: Teste indica brucelose com rapidez
Próximo Texto: Radar - Condições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.