São Paulo, quarta-feira, 03 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANP espera nova rodada de licitações de óleo até janeiro

DOS ENVIADOS A VITÓRIA

O diretor-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, disse ontem, no evento que marcou o início da produção experimental do pré-sal no Espírito Santo, que espera realizar a 10ª rodada de licitações para exploração de petróleo até meados de janeiro.
Lima salientou que essa decisão cabe ao Conselho Nacional de Política Energética, mas que a ANP encaminhou estudos defendendo a realização do leilão -que excluirá as áreas do pré-sal e também as que ficam próximas da nova fronteira de petróleo do país.
"Esperamos que o CNPE autorize a convocação, que passaria para a órbita da ANP. Aí daríamos prosseguimento, com a publicação do edital. Fazendo tudo isso, ficaria perto da segunda quinzena de dezembro. Aí seria melhor segurar um pouquinho e fazer no início do ano que vem", afirmou Lima.
Ele disse ainda que espera "para muito breve" a indicação de dois nomes para ocupar as vagas que estão em aberto na direção da agência -e que tem levado essa preocupação ao governo federal. "Não é positivo, evidentemente. Prejudica os trabalhos da ANP."
O presidente da ANP, que faz parte da comissão interministerial que discute mudanças no marco regulatório do setor do petróleo, disse que o ritmo de trabalho do grupo é "surpreendentemente intenso": "São reuniões duas vezes por semana, às vezes de três horas".


Texto Anterior: Área inaugurada por Lula é apenas experimental
Próximo Texto: Queda: Barril de petróleo tem cotação mais baixa desde abril
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.