São Paulo, sábado, 03 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA

Eletrobrás "limpará" balanço de empresas controladas

DA SUCURSAL DO RIO

A Eletrobrás vai fazer uma faxina nos balanços das dez empresas controladas, eliminando as dívidas em que aparece como credora. A operação, segundo o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz, não acarretará gasto de dinheiro e ajudará a fortalecer as empresas.
Para que isso aconteça, a dívida de cada empresa -de valor ainda não calculado- vai ser transformada em ações, nas mãos da Eletrobrás. Trata-se, na prática, de um aumento de capital das empresas. Entre as empresas, estão Furnas, Chesf e Eletronorte. "As empresas deixarão de nos pagar juros e, com menos dívida financeira, terão resultados melhores. E, como teremos mais ações, receberemos mais dividendos", disse.
Para Ricardo Correa, analista da Ativa Corretora, a medida de limpar o balanço tem pouco efeito para a imagem da empresa. "Para ser bem vista, a primeira condição é pagar os dividendos que deve a seus acionistas minoritários", disse. A Eletrobrás deve R$ 10 bilhões a minoritários, referentes a dividendos retidos nos anos 70 e 80, sob alegação de necessidade de caixa para investir. Segundo Muniz, a intenção "é pagar o quanto antes." (SL)

Texto Anterior: Diversas empresas usam mesma prática
Próximo Texto: Crise dobra o desemprego no México
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.