São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Construção civil tem o ciclo mais positivo de muitos anos, diz LCA

O crédito imobiliário deve explodir no Brasil nos próximos cinco anos, de acordo com estudo elaborado pela LCA Consultores.
O histórico do setor aponta para a conclusão da fase de recuperação da construção civil no país e a entrada em um novo ciclo de crescimento.
"Entre 1980 e 2003, o setor andou de lado", segundo o economista Bráulio Borges, da LCA. Nesse período, o PIB da construção ficou praticamente estagnado. A recuperação começou a ocorrer a partir de 2004. Neste ano e em 2005, o setor começou a se recuperar do "tombo que levou de 2001 a 2003". O crescimento começou a ocorrer de 2006 em diante.
O ciclo em que a construção civil se encontra hoje parece ser, segundo a LCA, o mais positivo em muitos anos.
Um indicador da consultoria aponta que, entre 2008 e 2012, as famílias deverão adquirir cerca de 700 mil imóveis por meio de financiamento, o que representa uma média de 140 mil ao ano.
De 1992 até este ano, o volume foi de 450 mil imóveis, uma média de 28 mil ao ano.
Só neste ano, esse número deve chegar perto de 115 mil.
No patamar de 3,5% do PIB, o crédito imobiliário no Brasil, é irrisório, de acordo com Borges. Em países como México, Chile e África do Sul, o número está em torno 10% a 12% do PIB. Na Europa e nos Estados Unidos, o crédito imobiliário chega perto de 50% do PIB.
Para a LCA, esses 3,5% do Brasil devem chegar a 10% em 2012 porque, segundo as estimativas, as famílias devem financiar até 140 mil imóveis.
Atualmente, o déficit habitacional no Brasil é de cerca de 8 milhões de unidades. No entanto, menos de 20% desse volume corresponde às famílias que podem ir a um banco tomar financiamento.
Os outros 80% dependem de políticas públicas, que, segundo Borges, "estão a passos de tartaruga".
A partir de 2009, segundo o estudo realizado pela LCA, deve haver espaço para a redução nas metas de superávit primário e isso pode vir a liberar recursos adicionais para a habitação popular.

Empresa de TI reduz gastos com viagens

A Argo IT, empresa especializada em gestão de sistemas com foco em viagens corporativas, lançou o Travel Management System, uma ferramenta com capacidade para reduzir em até 9,1%, em média, os gastos com as viagens.
O programa, que permite comparar e filtrar opções cadastradas oferecidas por companhias aéreas, pacotes de hospedagem e locação de veículos, oferece uma funcionalidade pela qual pode ser integrada ao sistema da corporação e da agência de viagens.
De acordo com Luigi Botto, presidente da Argo IT, apenas 5% das grandes companhias dispõem de algum tipo de ferramenta de planejamento de viagens no mercado brasileiro.
Botto diz acreditar que esse "é um serviço que vai crescer muito rapidamente no Brasil, assim como ocorreu com o internet banking".

DÉCADA NA ENCICLOPÉDIA

No ano em que completam uma década do estúdio REX Design, os designers gráficos Gustavo Piqueira e Marco Aurélio Kato lançam a "Enciclopédia Ilustrada REX Design", uma coletânea dos principais trabalhos. A edição reúne desde criações para grandes marcas como Omo, Kibon, Dove e Danone até projetos mais autorais, como a comunicação visual de uma barraca de pastel. "Acho que, na verdade, essa é uma das nossas características fundamentais, ter os dois lados bem presentes, o trabalho para o grande mercado ao lado do processo autoral", diz Piqueira, que também é escritor e autor do livro "Manual do Paulistano Moderno e Descolado". "Vamos na contracorrente da segmentação."

EVENTO

O setor de eventos deve ter crescimento acima do PIB neste ano, de acordo com as previsões do presidente da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, João Luiz dos Santos Moreira. Segundo ele, o avanço será de 6% ao ano na próxima década. Entre os dias 5 e 8, o setor se reúne, em São Paulo, na Semana Nacional dos Eventos, no Centro de Convenções Frei Caneca. O evento é uma parceria entre a FBC&VB, a Abraccef (Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras) e a Ubrafe (União Brasileira dos Promotores de Feiras).

NA TAÇA
O Talento 2004, fabricado pela Vinícola Salton, entrou no novo "Atlas Mundial do Vinho", editado pelas especialistas britânicas Jancis Robinson e Julia Harding.

DE PANO
O comércio atacadista de tecidos de São Paulo registrou alta média de 8% nas vendas do setor em novembro ante outubro, segundo o sindicato do setor.

AUDIÇÃO
A farmacêutica Wyeth Consumer Healthcare implantou a Central de Atendimento ao Surdo, sistema de telefonia especial para deficientes auditivos.

CALÇA JEANS
A catarinense Tecnoblu, de complementos para jeans, participa da primeira edição da feira especializada em jeans Denim by Première Vision, em Paris.



Próximo Texto: Lula anuncia mais R$ 1 bi para TV digital
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.