São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

análise

Áudio ruim e formato padrão marcam anúncio

CAMILA RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

A inauguração da TV digital, realizada ontem às 20h30, foi transmitida em formato padrão em vez de alta definição e teve problemas na transmissão de áudio.
Foi preciso aumentar ao máximo o som da TV e do conversor para escutar tanto os pronunciamentos da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, do ministro das Comunicações, Hélio Costa, e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, quanto do comercial de inauguração da tecnologia.
Em vez de terem sido exibidos em widescreen -formato 16:9, igual ao de cinema-, o anúncio e o filme de inauguração protagonizado pelos personagens da "Família Nascimento" ficaram em 4:3, como o das TVs comuns.
Assim, surgiram duas faixas verticais em cada extremidade da tela das televisões de alta definição. A resolução maior não afetaria a experiência de quem tem um aparelho mais simples.
A imagem era estável, mas a qualidade era inferior à das transmissões analógicas das maiores emissoras. Antes do pronunciamento do presidente Lula, o programa de auditório Raul Gil, na Bandeirantes, e o humorístico Pânico na TV, na Rede TV, já estavam sendo transmitidos em alta resolução.
Logo após o filme da "Família Nascimento", foi transmitido o primeiro comercial em alta definição, pago pelo banco estatal Caixa Econômica Federal.
A partir daí, começaram outros três programas que cumpriram a promessa de oferecer altíssima riqueza de detalhes e cores: o "Fantástico", na Globo, a série "Casal Neura", na MTV, e o filme "Alexandre, o Grande", no SBT. Às 22h, a Record exibiu "Garfield, o Filme" com essa mesma qualidade. Uma pena é que, por enquanto, poucas pessoas poderão aproveitar a qualidade do sinal digital e da imagem em alta definição.
A Gazeta e a Cultura transmitiram seus programas em definição padrão. A primeira disse que os programas "Ronnie Von" e "Gazeta Esportiva" passam a ser exibidos em alta definição.

Guia de Programação
Os únicos programas a exibirem o nome e a duração da programação corrente e da próxima foram a Globo, a MTV e o SBT. A grade de hoje podia ser vista só na Globo.


Texto Anterior: Tecnologia deve atingir só 4% dos televisores em 2008
Próximo Texto: Raros, proprietários de conversores elogiam primeira transmissão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.