São Paulo, sexta-feira, 04 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cortes da Ford serão definidos ao longo do ano

FABIANA FUTEMA
DA FOLHA ONLINE

A Ford anunciou na semana passada o corte de 1.600 funcionários na América do Sul. Os cortes atingirão as fábricas na Argentina, Brasil e Venezuela, que empregam cerca de 11 mil trabalhadores. A montadora informou ontem que o cronograma de cortes será definido ao longo de 2002.
No Brasil, a Ford emprega cerca de 6.000 funcionários, que estão distribuídos pelas fábricas de São Bernardo, no ABC paulista, Taubaté, no interior de São Paulo, e Camaçari, na Bahia.
Segundo a empresa, as demissões da América do Sul ocorrerão, principalmente, por meio de PDV (programa de demissão voluntária). Em São Bernardo, por exemplo, os 4.600 funcionários têm estabilidade até 2005, quando acaba o acordo de garantia de emprego fechado com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Como a fábrica de Camaçari deve ficar fora dos cortes, o principal alvo das demissões no Brasil deve ser a unidade de Taubaté, que emprega 1.100 funcionários.
Mas a Ford nega que as demissões de Taubaté estejam definidas. A empresa afirma que as demissões fazem parte do plano de reestruturação iniciado em 2001 e que visa melhorar as condições de competitividade da montadora.


Texto Anterior: Construção civil fecha 2001 com forte retração
Próximo Texto: Fiat bate Volks pela primeira vez em 42 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.