UOL


São Paulo, terça-feira, 04 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE NO AR

Piloto teria sido rebaixado

Polícia detém diretor da Varig por reintegração

DA SUCURSAL DO RIO

Em mais um round da disputa entre a Varig e a Apivar (Associação dos Pilotos da Varig), o diretor de operações da companhia, Carlos Luiz Martins, foi detido, ontem, para dar esclarecimentos por não ter supostamente aceito a reintegração de um funcionário que havia sido determinada pela Justiça.
A entidade conseguiu um mandado de segurança que obrigava a empresa a reintegrar o piloto e dirigente da associação Fernando Bretas. Ele fora demitido em setembro, junto com outra leva de comandantes, quando começaram a se intensificar as disputas entre a Apvar e a direção da companhia.
O piloto conseguiu, por meio de uma liminar, ser reintegrado em outubro de 2002. A companhia aceitou a decisão, mas, segundo a Apvar, ele foi reincorporado num cargo inferior -o de 1º oficial (piloto), e não de comandante master (o mesmo que sênior).
Por esse motivo, a associação foi novamente à Justiça.
A companhia, representada por Martins, não aceitou os termos do mandado, que foi entregue ontem na sede da Varig no Rio. Alegou que a ordem judicial já havia sido cumprida e que o cargo de comandante master é de confiança e que a função a que ele foi reintegrado é a mesma que ele exercia antes, de piloto.
O diretor foi levado à sede da Polinter (Polícia Interestadual) para prestar esclarecimentos e lá ficou por uma hora e meia.
A empresa informa que conseguiu um contramandado no final da tarde de ontem, garantindo que Bretas não terá de ser alçado ao posto de comandante master. O diretor já havia voltado à companhia no fim da tarde. Desde o final do ano passado, vários pilotos demitidos têm conseguido a reintegração.


Texto Anterior: Trabalho: Força pede dissídio de emergência
Próximo Texto: Vizinho em crise: Argentina deve ter US$ 1,5 bi do BID
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.