São Paulo, sábado, 04 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Processo no Procon pode ser visto on-line

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os consumidores brasileiros passarão a acompanhar, em tempo real, o andamento de denúncias e reclamações registradas nos Procons. O serviço já está disponível no órgão de defesa do consumidor de Goiás e, até o dia 15, deverá ser estendido para os Procons da Bahia, do Espírito Santo, do Acre, de Mato Grosso, do Pará, do Rio de Janeiro, da Paraíba, do Tocantins e de Belo Horizonte.
A novidade só valerá para os órgãos que façam parte do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor). O sistema integra os Procons conveniados ao DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) -vinculado ao Ministério da Justiça- e oferece aos consumidores um cadastro nacional das empresas com reclamações registradas.
Antes, para acompanhar o andamento de uma reclamação feita ao Procon, o consumidor precisava ir pessoalmente ou telefonar para o órgão, que faria a consulta manual do processo. Com o novo serviço, as informações estarão disponíveis na página de cada Procon na internet. Para ter acesso aos dados, basta digitar o número do CPF e o número do protocolo (ficha de atendimento).
Além dos dez Estados que já integram o Sindec, outros quatro deverão estar conectados ao sistema até o fim do semestre (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Norte). São esperadas as adesões de Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão e Mato Grosso do Sul.


Texto Anterior: Combustível sobe mais 4% nas usinas
Próximo Texto: Ligações perigosas: Juíza se afasta de casos com o Opportunity
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.