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Processo no Procon pode ser visto on-line
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Os consumidores brasileiros
passarão a acompanhar, em tempo real, o andamento de denúncias e reclamações registradas nos
Procons. O serviço já está disponível no órgão de defesa do consumidor de Goiás e, até o dia 15,
deverá ser estendido para os Procons da Bahia, do Espírito Santo,
do Acre, de Mato Grosso, do Pará,
do Rio de Janeiro, da Paraíba, do
Tocantins e de Belo Horizonte.
A novidade só valerá para os órgãos que façam parte do Sindec
(Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor).
O sistema integra os Procons conveniados ao DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) -vinculado ao Ministério da Justiça- e oferece aos consumidores um cadastro nacional
das empresas com reclamações
registradas.
Antes, para acompanhar o andamento de uma reclamação feita
ao Procon, o consumidor precisava ir pessoalmente ou telefonar
para o órgão, que faria a consulta
manual do processo. Com o novo
serviço, as informações estarão
disponíveis na página de cada
Procon na internet. Para ter acesso aos dados, basta digitar o número do CPF e o número do protocolo (ficha de atendimento).
Além dos dez Estados que já integram o Sindec, outros quatro
deverão estar conectados ao sistema até o fim do semestre (Rio
Grande do Sul, Santa Catarina,
Amazonas e Rio Grande do Norte). São esperadas as adesões de
Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão e Mato Grosso do Sul.
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