São Paulo, Quinta-feira, 04 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uruguai anuncia medidas anticrise

das agências internacionais

O impacto da crise financeira brasileira no Mercosul levou o Uruguai a anunciar ontem uma série de medidas para melhorar a competitividade do país na região.
As medidas anunciadas incluem redução de impostos e estabelecimento de novo cronograma para pagamentos de tributos.
A crise do Brasil está afetando principalmente o setor de turismo e de exportações do país. Em 1998, as vendas para o Brasil representaram 35% do total de produtos vendidos para o mercado externo.
Ainda como resultado da desvalorização do real, o governo alterou sua previsão de crescimento econômico de 1% para 0% este ano.
A economia uruguaia também está sendo atingida por acordos comerciais do Brasil com a Europa. O ministro da Indústria, Minas e Energia do país, Julio Herrera, denunciou ontem que o Brasil teria "rompido com o princípio de solidariedade do Mercosul".
De acordo com o ministro, a compra de cevada subsidiada da Europa foi uma "prática desleal", deixando de lado compromissos com a fábrica Norteña.
Com a perda de mercado, a empresa demitiu mais de 200 funcionários.


Texto Anterior: Senado aprova Fraga e diretores do BC
Próximo Texto: Crise faz dólar subir 60% no Equador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.