São Paulo, Domingo, 04 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ibmec volta às pesquisas

da Reportagem Local

O Ibmec (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais) vai voltar a investir em pesquisa e promoção do mercado.
Para isso, vai contar com um fundo de R$ 3,8 milhões. Desse total, R$ 2,9 milhões referem-se à venda da área de ensino, e o restante, a um imóvel em São Paulo que era usado pelo próprio instituto até agora e será vendido.
Um dos planos do ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, presidente do conselho do Ibmec, é usar parte dos recursos para a criação de um fórum de debates do mercado de capitais.
Segundo ele, a venda da área de ensino foi a solução para o dilema que o instituto enfrentava. Criado em 1970 como uma entidade não-lucrativa, hoje com 60 sócios (como Bolsas, Banco do Brasil, CVM etc.), o Ibmec acabou entrando na área educacional na década de 80 para levantar recursos para financiar as pesquisas sobre mercado.
Durante algum tempo, isso funcionou, mas o aumento da concorrência exigia novos investimentos.
As mudanças na legislação tributária para as entidades sem fins lucrativos também criaram dificuldades. Os diretores não podiam receber salários, por exemplo. As margens de rentabilidade caíram.
Agora, os controladores do Ibmec Educacional criaram uma empresa, que vai ser administrada como companhia privada. (CGF)




Texto Anterior: Ex-sócio do Garantia troca banco por escola
Próximo Texto: Torneio de gestão tem as inscrições abertas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.