São Paulo, terça-feira, 04 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRAUDE

Existe suspeita de corrupção

Gigante chinesa gera escândalo corporativo

DA REDAÇÃO

Maior seguradora chinesa, a China Life Insurance está sob investigação de corrupção pelas autoridades do país e de Hong Kong, relacionada à IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês) da empresa. A notícia foi divulgada ontem por um jornal de Hong Kong.
Segundo o "South China Morning Post", amigos e parentes de executivos da empresa se beneficiaram de transferências privilegiadas de ações e não declararam rendimentos com as operações.
A IPO da China Life, em dezembro, foi a maior de 2003 no mundo e rendeu US$ 3,46 bilhões.
As ações da seguradora caíram 0,58% ontem e fecharam em seu menor valor histórico. Desde o início de janeiro, quando atingiram o pico, elas já acumulam perda de 35% no valor de venda.
A denúncia ocorre menos de uma semana após a revelação de que a SEC (Securities and Exchange Commission, órgão regulador do mercado americano) investiga a empresa. Segundo a China Life, a SEC requereu documentos e informações relevantes sobre "certas questões".
A seguradora ainda é investigada pelas autoridades regulatórias de Hong Kong e é alvo de ação conjunta de investidores americanos em questão relacionada a uma auditoria que encontrou irregularidades contábeis na empresa no início da década. A companhia revelou o fato em abril.
Os investidores, que adquiriram ações da China Life, reclamam do fato de ela não ter divulgado antes da IPO as irregularidades, que eram de 4,5 bilhões de yuans (US$ 544 milhões) até 2002.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Empresa é acusada de dumping no México
Próximo Texto: Comércio: Europa abre propostas aos poucos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.