São Paulo, domingo, 04 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Setor teme concorrência maior dos importados

DA REPORTAGEM LOCAL
DA REDAÇÃO

A provável valorização do real ante o dólar por conta da entrada de mais capital estrangeiro no país, como reflexo de o Brasil ter conquistado o "investment grade", vai estimular ainda mais a importação.
"Podemos afirmar que há descontrole na importação antes de o real se valorizar ainda mais. O setor plástico, por exemplo, já importa mais do que exporta", diz Merheg Cachum, presidente da Abiplast. Representantes de indústrias consultados pela Folha não duvidam de que o "investment grade" tornará as empresas mais competitivas com a tendência de o custo do financiamento diminuir para o país.
Mas temem que, sem medidas para compensar a valorização do real, os exportadores poderão perder mercado no exterior, e os que produzem para o mercado interno vão enfrentar concorrência ainda mais feroz dos importados.
O setor de carnes, que perdia rentabilidade com a valorização do real, conseguiu compensações nos últimos 24 meses com a recuperação dos preços internacionais. Mas uma nova baixa do dólar pode voltar a comprometer o desempenho das empresas, diz Marcus Vinicius Pratini de Moraes, presidente da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes). Jackson Schneider, presidente da Anfavea, diz que a taxa de câmbio flutuante é um dos fundamentos da política macroeconômica bem-sucedida no Brasil. "Mas tem de haver uma análise cuidadosa para poder compensar a apreciação do real com medidas e investimentos que possam reduzir ineficiências da economia."
A área de máquinas estampa o efeito corrosivo da desvalorização do real. Segundo José Velloso, vice-presidente da Abimaq, as indústrias do setor historicamente sempre exportaram 40% do que produziram. Em 2007, esse número caiu a 33%. Nos primeiros meses deste ano, a 30%, diz. (FF e GF)


Colaborou MAURO ZAFALON , da Redação

Texto Anterior: Após 7 anos, BNDES planeja obter recursos no exterior
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.