São Paulo, terça-feira, 04 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FINANÇAS

Oscilações de valores dos fundos de investimento devem continuar, mas tirar dinheiro agora pode ampliar prejuízo

Fundo de banco estatal é o que mais perde

DA REDAÇÃO

Os fundos de investimento administrados pelos bancos estatais e privados nacionais registraram as maiores perdas do mercado, um dia depois dos ajustes nos valores das cotas desses fundos, determinada pelo Banco Central.
A nova regra de contabilidade dos fundos revelou prejuízos provocados pelas intensas mudanças de valores de títulos públicos e outros ativos financeiros nas últimas semanas. Vários fundos perderam mais de 4%, mas o prejuízo médio foi de 1%, ou cerca de R$ 2,14 bilhões entre os dias 29 e 31 do mês passado. Mas as perdas poderão ser ainda maiores -até o fim da semana passada apenas 78% dos fundos DI, de renda fixa e de previdência haviam divulgado os novos valores de suas cotas ajustadas.
Segundo analistas, a oscilação dos valores dos fundos deve continuar, devido às tensões do mercado. Mas sacar o dinheiro agora pode fazer com que o investidor perca a oportunidade de recuperar as perdas no futuro e pode ocasionar uma nova onda de desvalorização. ""Há fundos que não tiveram perda nenhuma, então o poupador não deve sacar antes de perceber o que está acontecendo e ver a possibilidade de valorização de sua conta no futuro", diz o ministro da Fazenda, Pedro Malan.
Luiz Fernando Figueiredo, diretor do Banco Central, reconheceu que houve saques ontem dos fundos DI acima do normal, mas os volumes não foram elevados.



Texto Anterior: Painel S.A.
Próximo Texto: Fundos: BC tenta acalmar investidor; sacar agora gera mais perdas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.