São Paulo, terça-feira, 04 de junho de 2002

Texto Anterior | Índice

Carne já faz parte de menu de restaurantes

DA REPORTAGEM LOCAL

Carne saborosa e sem muita gordura. Essa é a opinião da maioria daqueles que já comeram a carne do javonteiro. O animal, resultado da cruzamento de javalis europeus com o porco monteiro (suíno semi-selvagem do Pantanal sul-mato-grossense), já faz parte do cardápio de alguns restaurantes de Campo Grande e Bonito (ambas em MS).
São sete açougues e seis restaurantes na região que utilizam a carne do animal. "A carne é bem saborosa e, ao contrário da carne do porco comum, é bem menos gordurosa. Parece porco light", diz a agente de turismo Tays Nogueira do Amaral.
"Não gosto muito de porco, mas essa carne é diferente. Não é tão oleosa e tem um gosto mais forte", afirma a recepcionista Ana Carolina Chavarelli.
Principal vantagem da carne do animal desenvolvido no Pantanal, o baixo teor de gordura era um dos objetivos de seu criador, João Carlos Nocera, veterinário de Nhecolândia. Atualmente, a carne está em estudo no Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) de Campinas.
"O bom é que, além de ser mais saudável, é possível preparar essa carne da mesma forma que a carne de um porco comum", diz o advogado Cleverton Soares. "Dá até para fazer javonteiro pururuca, assado e cozido e, de qualquer maneira, a carne fica muito boa."
Atualmente disponível apenas em MS, segundo Nocera, porém, já há açougues especializados em São Paulo interessados na carne do animal. (JSO)


Texto Anterior: Javonteiro é carne de porco menos gordurosa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.