São Paulo, sexta-feira, 04 de julho de 2008

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OUTRO LADO

"Desculpem a nossa falha", diz Telefônica

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, pediu desculpas aos 2,4 milhões de assinantes de internet no Estado de São Paulo. "Peço que os nossos clientes entendam essa situação e que desculpem a nossa falha", afirmou Valente.
Segundo ele, ocorreu uma falha grave e rara na rede de dados da Telefônica, e os técnicos, ao lado dos fabricantes, estão trabalhando desde o dia 2, quando teve início o problema, para resolvê-la.
Valente informa que a pane afeta parcialmente a rede de transmissão de dados para os clientes corporativos, principalmente bancos, redes varejistas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais.
O presidente da operadora afirma ainda que as conexões entre as residências e os provedores de acesso à internet não foram comprometidas. "O assinante estará sem acesso, caso o provedor esteja conectado à rede de transmissão de dados afetada pela pane", diz. Os serviços de voz estariam imunes ao apagão.
A previsão da companhia era a de que, até o final da noite de ontem, os serviços voltassem à ativa. Segundo a Telefônica, por volta das 21h, 80% dos serviços tinham sido restabelecidos, incluindo capital, Grande São Paulo, Vale do Paraíba e litoral.

Arquitetura da rede
A rede de dados da Telefônica, responsável pelo acesso à internet, é formada por equipamentos (computadores) interconectados por meio de cabos (e fibras óticas) aos roteadores, que, por sua vez, fazem a conexão com os diversos provedores de acesso. Esses provedores é que levam o sinal da internet até as empresas, órgãos públicos e residências por meio dos cabos telefônicos.
A americana Cisco é a principal fabricante dos roteadores da Telefônica e, de acordo com Valente, eles estão trabalhando com os engenheiros da operadora para fazer um rastreamento técnico completo com o objetivo de descobrir a natureza do problema.
Caso fique comprovado que houve uma falha técnica no equipamento ou na rede da Telefônica, ambos poderão ser punidos com uma multa que poderá chegar a R$ 50 milhões.
A operadora não avaliou o impacto financeiro que poderá ter com o incidente e, segundo Valente, não contará com as concorrentes para fornecer serviços caso a pane persista por mais tempo. Diversos clientes já pensam em acionar a Justiça. (JW)


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