São Paulo, sexta-feira, 04 de agosto de 2006

Texto Anterior | Índice

Receita das micro e pequenas recua 2,8% no 1º semestre

Empresários paulistas se mostram menos otimistas em julho do que nos seis meses anteriores, afirma Sebrae

Taxa de câmbio baixa e inadimplência elevada do consumidor estão entre as razões da diminuição dos ganhos, segundo entidade


DA REDAÇÃO

O faturamento das micro e pequenas empresas no primeiro semestre caiu 2,8% (R$ 3,3 bilhões) em relação ao mesmo período de 2005, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Os micro e pequenos empresários paulistas também se mostraram menos otimistas em julho do que nos seis meses anteriores. Das 2.700 empresas ouvidas no mês passado pela pesquisa -representativas de um universo de 1,3 milhão-, 25% responderam que esperam melhora no faturamento nos próximos seis meses, contra 28% em junho e números de pelo menos 30% nos três primeiros meses do ano.
A maioria dos empresários (54%) disse que o nível do faturamento deve ser mantido. O índice dos que acreditam em queda está, desde abril, em 4%.

Motivos
De acordo com o Sebrae-SP, entre as razões para as perdas das pequenas empresas, está a taxa de câmbio mais baixa, que redireciona o consumo para bens importados.
O aumento de renda do trabalhador e a crescente oferta de financiamentos, por sua vez, teriam atraído o consumidor a itens mais caros, como televisores e automóveis, que não são produzidos por pequenas empresas.
"O orçamento das famílias está comprometido com prestações", disse Marco Aurélio Bedê, responsável pela pesquisa. Desse modo, produtos oferecidos por pequenas empresas, como cabeleireiros, são preteridos.
Outra causa para a perda de receita é a crescente inadimplência. A forma de crédito que os pequenos empresários mais oferecem é o cheque.
A proporção de cheques sem fundos aumentou 14% do primeiro semestre de 2005 ao mesmo período deste ano.


Texto Anterior: Indústria do trigo quer zerar taxa de importação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.