São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alta dos juros pode prejudicar preço de ações

DA REPORTAGEM LOCAL

O processo de elevação mais forte da taxa básica de juros pode ser prejudicial aos setores da Bovespa mais direcionados ao mercado interno. Isso porque, ao intensificar o aumento dos juros, o BC busca conter o aquecimento econômico, desestimulando o consumo. Esse tipo de movimento pode acabar por desfavorecer as expectativas de ganhos futuros de setores como comércio, bebidas e alimentos.
No caso dos bancos, um dos efeitos esperados da elevação da Selic é a diminuição da demanda por crédito. Porém, os bancos podem ganhar mais se as taxas na ponta subirem e, ao menos, a procura por crédito se mantiver nos atuais elevados patamares.
As ações dos grandes bancos brasileiros -setor que tem batido recordes seguidos de lucro- têm sofrido perdas nesse período mesmo não tendo sido afetados pela crise bancária internacional.
Analistas afirmam que estrangeiros venderam ações de bancos aqui para comprarem papéis depreciados do setor em Nova York.
Nesta semana, os bancos divulgarão seus resultados trimestrais, e o mercado irá saber se ainda continua com lucro crescente. (FV)


Texto Anterior: Folhainvest
Setor ligado a commodity lidera perdas na Bovespa

Próximo Texto: Commodity aponta mais instabilidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.