São Paulo, quarta-feira, 04 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Venezuela almeja unir sua estatal à Petrobras

DA SUCURSAL DO RIO

DOS ENVIADOS ESPECIAIS AO RIO

É desejo do governo da Venezuela criar uma grande corporação de petróleo na América Latina, que poderia unir as estatais PDVSA (venezuelana) e Petrobras (brasileira), segundo o ministro de Minas e Energia daquele país, Rafael Ramirez.
"A política do governo [do presidente Hugo] Chávez é estreitar a colaboração na região para criar uma grande empresa de petróleo na América Latina", disse.
Questionado sobre a possibilidade de fusão PDVSA/Petrobras, Ramirez respondeu: "É possível, mas é só uma aspiração. [...] Todo esse processo começa pelos projetos de parceria".
De acordo com Ramirez, as negociações com a Petrobras e com o governo brasileiro já estão em curso, sem ter, no entanto, nada conclusivo no curto prazo. A própria Petrobras não nega que trava conversas com a PDVSA.
Apesar da vontade de Chávez, ainda não existe o desenho de como seria essa união: "Não temos ainda nem prazo nem planos concretos. É um processo lento e temos de ir estreitando as relações", afirmou o ministro. (PS, CC E JAD)


Texto Anterior: Olha o gás
Próximo Texto: Mercado Financeiro: Bolsa fecha com desvalorização de 2,33%
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.