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Ford poderá lançar carro movido a gasolina e a álcool no final de 2003
LÁSZLÓ VARGA
DA REPORTAGEM LOCAL
Quem tem carro a gasolina e está preocupado com a possível alta
do petróleo, provocada pela perspectiva de ataque dos Estados
Unidos ao Iraque, pode ficar um
pouco mais aliviado.
A Ford afirmou ontem à Folha
que está no meio do processo para a conclusão do projeto comercial do primeiro carro híbrido
(que consome tanto gasolina como álcool anidro ou hidratado)
do Brasil. O lançamento do veículo, na versão do novo Fiesta 1.600
cilindradas, pode ocorrer no final
de 2003.
"Estamos no meio do caminho
para a conclusão do carro. A prioridade de venda, se ele for definitivamente aprovado pela montadora, será o Brasil. Mas poderemos exportar também para a Índia, a China e a Austrália", disse
Rogelio Golfarb, diretor de assuntos corporativos e de comunicação.
A Índia e a China iniciaram recentemente negociações com o
Brasil para absorver a tecnologia
do carro movido a álcool. As vendas do automóvel híbrido se encaixariam muito bem nesses mercados. A Austrália está mais atrasada na tecnologia.
Vários fatores pesam no interesse da Ford para a venda em escala comercial do carro híbrido.
No final de julho, o governo reduziu as alíquotas do IPI (Imposto
sobre Produtos Industrializados)
dos automóveis e, pela primeira
vez, criou uma taxa para o carro
híbrido. Ficou estabelecida que é
de 14%, mesmo percentual dos
carros a álcool, uma reivindicação
das montadoras.
A Folha apurou que a Ford vibrou com a decisão. Golfarb disse
que outros motivos justificam o
grande potencial de venda do carro híbrido no Brasil.
"A crise financeira está levando
muitos motoristas a mudar ilegalmente os motores de seus carros
de gasolina para álcool. Pior: há
gente adicionando, por conta
própria, mais álcool na gasolina, o
que prejudica os veículos."
Preços dos combustíveis
A grande diferença de preço entre a gasolina e o álcool estaria pesando na decisão dos motoristas
de mudar a configuração de seus
carros. A média nacional do litro
da gasolina é de R$ 1,65, contra R$
0,80 do litro de álcool hidratado.
Por enquanto a Ford trabalha
apenas com o projeto do carro híbrido para o novo Fiesta. A idéia é
mostrar que ele é um automóvel
do futuro. A princípio, não existirá versão com motor de 1.000 cilindradas. "Vamos nos concentrar no veículo de 1.600." O veículo deverá custar mais do que os R$ 18,99 mil do Fiesta a gasolina. Segundo a Ford, o lançamento pode
ocorrer dentro de 15 a 24 meses.
Outras montadoras, como a GM, trabalham no estudo do lançamento de veículos híbridos. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Exterior, a Ford é que estava no primeiro semestre se mostrando
mais avançada no projeto.
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