São Paulo, quinta-feira, 04 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investimento menor afeta zona do euro

DA REDAÇÃO

A economia da zona do euro teve, no segundo trimestre, a sua primeira retração desde 1995, confirmou ontem a agência oficial de estatísticas do bloco, ratificando o dado de 14 de agosto.
Segundo a entidade, o PIB dos 15 países que usam a moeda européia se contraiu em 0,2% de abril a junho em relação aos três meses anteriores. A agência reduziu ainda em 0,1 ponto percentual, para 0,6%, o crescimento do primeiro trimestre.
Os dados mostram que a retração da zona do euro não ficou concentrada em um único setor. Os investimentos, que recuaram 1,2%, tiveram peso negativo de 0,3 ponto percentual no PIB do segundo trimestre. Já as exportações reduziram em 0,2 ponto percentual o avanço do período. A OCDE prevê que a zona do euro terá um avanço fraco no segundo semestre deste ano, mas deverá evitar uma recessão.
Já a economia dos EUA ainda deve passar por momentos difíceis. Segundo o livro bege (compilação de dados feita pelo BC americano), o ritmo da atividade econômica estava fraco no mês passado, com as pressões inflacionárias de energia, alimentos e outras commodities continuando a incomodar, apesar de haver sinais de desaceleração dos preços.
Um dos indícios que persistem os problemas nos EUA é que a venda de carros continuou caindo em agosto. As da Ford recuaram 26,6%, e as da GM, 20,4%.


Texto Anterior: Bovespa perde 1,6%, no 4º pregão de baixa
Próximo Texto: Para BC, desaceleração mundial terá pouco efeito sobre o Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.