São Paulo, sexta-feira, 04 de setembro de 2009

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Mercado Aberto

GUILHERME BARROS - guilherme.barros@uol.com.br

Venda de brinquedo vai crescer 11%, diz Abrinq

Os fabricantes de brinquedos estão otimistas para o segundo semestre. A expectativa da Abrinq (associação dos fabricantes) é que as vendas para o Dia da Criança e para o Natal sejam 11% maiores neste ano do que no ano passado. Em 2008, o crescimento das vendas no período foi de 6%.
Segundo o presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa, o Dia da Criança responde por 35% das vendas de brinquedos no ano. E o Natal, outros 30%. "Um crescimento desses nessa época do ano traz um cenário maravilhoso. A crise é um assunto encerrado neste setor", afirma Costa.
A recuperação da economia em geral, especialmente do varejo, é o principal motivo para o otimismo do setor. O dólar alto no primeiro semestre foi outro ponto a favor dos fabricantes de brinquedos nacionais.
"No momento em que os varejistas fizeram os pedidos de brinquedos para a indústria o câmbio não estava favorável à importação", diz Costa.
Para alavancar as vendas neste ano, os fabricantes de brinquedos apostaram nos lançamentos. A expectativa da Abrinq é que cheguem ao mercado brasileiro 600 modelos novos neste ano.
"As lojas estão entupidas de novidades. E as marcas vão disparar anúncios na televisão para atrair as crianças", diz Costa.
A fabricante de brinquedos Estrela, por exemplo, vai colocar 180 novos produtos no mercado brasileiro neste ano.
O presidente da Estrela, Carlos Tilkian, não quis arriscar uma projeção de vendas, mas afirmou que a expectativa da Abrinq, de crescimento de 11%, é "completamente factível".
A empresa passou a praticar uma política comercial mais agressiva durante a crise e conseguiu expansão de 20% na receita do primeiro semestre.
O bom desempenho estimulou a empresa a investir na construção de sua terceira fábrica no Brasil, em Sergipe. A previsão é que a unidade entre em operação em 2010.

NA FAZENDA
Tirar os executivos dos escritórios. Essa é a proposta do Espaço Terra, ambiente recém-inaugurado para reuniões e treinamentos corporativos, localizado em Embu das Artes, a cerca de 30 km de São Paulo. Com investimento de R$ 10 milhões, o local permite que profissionais vivenciem todas as etapas de processos rurais, como a produção de queijos ou tecidos, por exemplo, passando pela ordenha da vaca e pelo corte de lã de ovelha. "As lideranças precisam entender o processo produtivo como um todo. E não apenas o produto acabado", afirma Osório Roberto dos Santos, sócio do Espaço Terra, consultor de desenvolvimento humano e ex-executivo do banco ABN. Segundo ele, uma reunião para dez pessoas no local custa entre R$ 3.000 e R$ 4.000. A meta do empresário é realizar cerca de dez eventos por mês.

TALHERES
Jean-Paul Herteman, presidente mundial do Grupo Safran, será o convidado especial do almoço promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresarias), no dia 8, em São Paulo.

LENTE
A fabricante de óculos escuros Chilli Beans acaba de abrir uma unidade no Bourbon Shopping, em São Paulo. A marca, que teve crescimento de 15% em 2008, está presente em todos os Estados brasileiros e em Portugal, EUA e Panamá.

CONTROLE REMOTO
O Bradesco fechou uma cota master de patrocínio do programa "Um Contra Cem" apresentado por Roberto Justus, que estreia na próxima quarta-feira, no SBT.

PRODUÇÃO
A White Martins vai aumentar em mais de cinco vezes sua capacidade de produção de gases industriais em Manaus. Sua capacidade de produção de oxigênio, nitrogênio e argônio será ampliada para 3,4 mil toneladas ao mês. O investimento é de US$ 20 milhões.

VISITA
O Nobel da Paz Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU, desembarca no Brasil no dia 22 de novembro para promover duas palestras, uma no Rio e outra em São Paulo. A do Rio será no dia 23 e terá o patrocínio da Nestlé, e a de São Paulo, dia 24, promovida pelo Santander. Por trás da visita de Annan está Paulo Zottolo, presidente do grupo Maior.

NO PONTO DE VENDA
A agência Plano 1 espera que a área de marketing direto, que hoje responde por um terço do seu faturamento, responda pela metade da sua receita em 2010. A expectativa de Guilherme Prado, diretor-geral da Plano 1, é de um aquecimento neste setor no segundo semestre. "As empresas vão investir em ações no ponto de venda para bater as metas de vendas do ano e para não perder o orçamento do setor de marketing em 2010", afirma.

CHAVE NA MÃO
A Caixa liberou R$ 25,7 bilhões para financiamento imobiliário neste ano até dia 28 de agosto. O volume é 84% maior que no mesmo período de 2008. Ao todo, foram assinados 505.252 contratos para crédito imobiliário.

NO VAREJO
A Alshop (associação de lojistas de shopping) lança o evento de varejo Brasilshop Brasília, que já ocorre há nove anos em São Paulo.

SUPERFÍCIE
A Mills fechou contrato de dois anos para atuar em cinco plantas da petroquímica Quattor, localizadas em São Paulo, para fornecer tratamento de superfícies, isolamento térmico e serviços de montagem de andaimes, envolvendo 120 profissionais.

PANO
O segmento de cama, mesa e banho registrou queda de 3,7% nas vendas em agosto, ante o mês anterior, segundo o Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos de São Paulo.

REAÇÃO
A CNI (Confederação Nacional da Indústria) vai reunir 300 empresários em Brasília, na quinta, para discutir as relações trabalhistas no Brasil. A entidade está preocupada com proposta de redução da jornada de trabalho. A CNI está em contato com empresários e parlamentares para tentar impedir que a redução da jornada vá ao plenário da Câmara. A reunião de quinta terá representantes de empresas como Vale, Alcoa e Fiat.

CHECK-IN
Os cem participantes do programa de fidelização da TAM que mais voaram pela empresa em 2008 receberão uma nova categoria de cartões de fidelidade, com atendimento prioritário na central de vendas e na TAM Fidelidade, uma linha telefônica direta para check-in preferencial e reserva de assentos, embarque prioritário e salas VIP internacionais.

AGRICULTOR
Fundação Bunge e Fapesp promovem, dia 15, seminário sobre agricultura tropical.

com JOANA CUNHA e MARINA GAZZONI



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