São Paulo, terça-feira, 04 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Publicidade pagaria serviço

Google propõe Wi-Fi grátis em San Francisco

DA REDAÇÃO

O Google, operador do site de buscas de mesmo nome, lançou uma proposta para oferecer acesso à internet Wi-Fi (sem fio e de alta velocidade) gratuitamente em toda a cidade de San Francisco, nos Estados Unidos.
A empresa disse que o empreendimento pode ser custeado totalmente com as receitas com propagandas on-line. O Google quer usar o serviço Wi-Fi gratuito para testar novos serviços e programas na cidade, que tem cerca de 700 mil habitantes.
A proposta do Google veio em resposta a um pedido da Prefeitura de San Francisco, que requisitou "informação e comentários" da comunidade sobre uma rede municipal barata de internet. Outras empresas, como a provedora de internet EarthLink, também responderam ao pedido.
Outras grandes cidades dos Estados Unidos também estão estudando oferecer internet sem fio gratuita em todo o seu território. Em Filadélfia, a proposta de Wi-Fi gratuita para todos enfrentou resistência por parte da empresa de telefonia local, a Verizon.
Apesar de especulações no mercado de que o Google estaria buscando expandir sua presença oferecendo acesso Wi-Fi em vários locais, a empresa de internet afirmou ontem que "a proposta é limitada à área de San Francisco e nós não temos planos para expandir esse serviço à comunidade para além desta região".
O Google informou que, se seu projeto para San Francisco for aprovado, vai trabalhar com várias empresas parceiras para instalar e gerenciar a rede. "Se [a proposta] for aceita, acreditamos que o Google pode trazer seu "expertise" em gerenciar redes complexas de computadores, combinado com anos de experiência em desenvolvimento de produtos de consumo on-line, para beneficiar as pessoas de San Francisco", disse a empresa em comunicado.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Entidades fazem protesto contra a "Super-Receita"
Próximo Texto: Varejo: Receita do Submarino tem alta de 71%
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.