São Paulo, domingo, 04 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ideia original era pesquisar lojas físicas

DA REPORTAGEM LOCAL

Diferentemente da maioria dos estudantes, Romero Rodrigues, Rodrigo Borges e Ronaldo Takahashi não se matricularam na USP para serem engenheiros. Inspirados pelas histórias de sucesso de Bill Gates e de outros estudantes americanos que construíram impérios da informática no Vale do Silício a partir de uma simples ideia, eles queriam criar um "grande negócio". Foram cinco tentativas frustradas antes de chegarem ao BuscaPé.
"Pensamos numa empresa de automação residencial e até numa lotérica virtual", diz Rodrigues. A ideia do BuscaPé só surgiu quando precisaram comprar uma impressora e perceberam que não havia nenhum site de comparação de preços.
Originalmente, o BuscaPé deveria ser um site de pesquisa de preços de lojas do mundo real. "Como bons engenheiros, desenvolvemos primeiro o software e esquecemos do marketing", diz Rodrigues. Ao entrarem em contato com as lojas revelando o que fariam com os dados, receberam gargalhadas e até ameaças de processo como resposta.
Foi então que decidiram partir para a internet. Em junho de 1999, lançaram o site contando com 35 lojas virtuais. Hoje já são 600 mil cadastradas. Os 55 mil usuários, em 1999, já somam 62 milhões. (JW)


Texto Anterior: Após venda ao Naspers, BuscaPé mira o exterior
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.