São Paulo, domingo, 04 de novembro de 2001

Próximo Texto | Índice

PAINEL S.A.

Déficit eletroeletrônico
O déficit da balança comercial de produtos do setor eletroeletrônico atingiu US$ 6,55 bilhões no período de janeiro a setembro deste ano, segundo dados da (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).

Lei de Informática
Carlos de Paiva Lopes, presidente da Abinee, diz que o déficit tem sido pressionado pelo aumento das importações de produtos para geração de energia, além de componentes ligados à Lei de Informática, que, passados dez meses de sua assinatura, ainda não entrou efetivamente em vigor.

Ociosidade...
O índice médio de utilização da capacidade instalada no segmento de produtos químicos industrias caiu 12% de janeiro a setembro deste ano em relação ao mesmo período no ano passado, segundo relatório de acompanhamento conjuntural da Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química).

...na química
A média de utilização da capacidade instalada nos nove primeiros meses do ano foi de 78%. O aumento da ociosidade se deveu especialmente às paradas programadas por conta do racionamento.

O mercado...
Será lançado amanhã o livro "Abamec-São Paulo 30 anos", em comemoração ao aniversário de 30 anos da Abamec. O livro relata as principais passagens ocorridas no mercado financeiro do país nos últimos 30 anos, quando nasceu o mercado de capitais no Brasil.

...e suas histórias
O livro lembra a fracassada tentativa de Roberto Campos (morto recentemente) de se tornar banqueiro, em sociedade com Vladimir Rioli, um dos primeiros analistas do mercado e membro do movimento clandestino de esquerda Ação Popular, ao lado de Sérgio Motta.

Malhação
A Gatorade irá distribuir mais de 100 mil copos com seus lançamentos de verão nas grandes academias de São Paulo, neste mês e em dezembro.
E-mail -
guilherme.barros@uol.com.br

ANÁLISE

BNDES defende política industrial

Para o país voltar a crescer a taxas mais expressivas, é essencial a adoção de uma política industrial combinando um maior dinamismo das exportações a um simultâneo processo de substituição de importações. A afirmação consta do editorial da "Sinopse Econômica" do BNDES de novembro. De acordo com o texto, a nossa pauta de importações, hoje, está concentrada em produtos essenciais à retomada do crescimento, como bens eletroeletrônicos. O editorial ressalta que essa política não significa o retorno ao modelo que prevaleceu no passado. A intenção não é fechar a economia, mas sim economizar importações e abrir espaço para a compra de máquinas e equipamentos modernos. Só assim o país será mais competitivo.



Próximo Texto: O vaivém do dólar: Especulação mais cara tira força do dólar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.