São Paulo, quinta-feira, 04 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROJEÇÕES

Estimativa é que Selic suba 0,5 ponto neste mês e 0,25 ponto em dezembro

Bancos já projetam juros a 17,5%

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os juros devem encerrar 2004 em 17,5% ao ano, segundo as projeções de analistas de mercado consultados pelo Banco Central. De acordo com o levantamento, a taxa Selic deve subir meio ponto percentual neste mês e mais 0,25 ponto em dezembro.
Há duas semanas, o BC surpreendeu o mercado ao elevar os juros de 16,25% ao ano para 16,75% -a maior parte dos analistas apostava num aumento de 0,25 ponto na taxa Selic.
As justificativas apresentadas para o aumento dos juros foram a alta do preço do petróleo no mercado internacional e o pessimismo do mercado em relação à inflação. Segundo o BC, esse pessimismo -captado pelas pesquisas de mercado feitas pela autoridade monetária- é preocupante porque não se inverteu nem mesmo com a elevação da taxa Selic.
De acordo com a última pesquisa, a expectativa do mercado é que a inflação deste ano, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), fique em 7,2%, ligeiramente acima dos 7,18% projetados na semana passada. Para 2005, a estimativa passou de 5,89% para 5,9%.
As duas projeções superam as metas de inflação fixadas pelo governo para o período: 5,5% em 2004 e 4,5% em 2005. Em ambos os casos, admite-se um desvio de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos dessa meta central -a inflação deste ano pode ir a 8%, e a de 2005, a 7%, sem descumprir a meta.
A maior preocupação do BC é com a inflação de 2005. A instituição já admite que a alta dos preços deve superar os 4,5% e, por isso, modificou a meta para 5,1%. Diante desse cenário, a expectativa do mercado é que os juros se mantenham elevados ao longo do ano que vem.
Segundo a pesquisa, a taxa Selic irá encerrar 2005 em 15,5%.


Texto Anterior: Governo facilita visto de trabalho
Próximo Texto: Panorâmica - Tango cruzado: Petrobras, BNDES e governo argentino assinam convênio para investimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.