São Paulo, sábado, 04 de novembro de 2006

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Mercado Aberto

@ - Guilherme Barros

TI deve gerar 630 mil novos postos de trabalho na AL até 2009

O setor de tecnologia da informação deve gerar cerca de 630 mil empregos na América Latina até 2009. A previsão consta da pesquisa "O Impacto Econômico de TI e do Software na América Latina", feita pelo IDC (International Data Corporation). O trabalho aponta o Brasil como um dos destaques em TI na região.
"O Brasil é hoje o país com maior número de pessoas atuando no segmento. Ao todo são 892 mil trabalhadores, 47% do total de vagas existentes em toda a América Latina", diz Alexandra Reis, gerente de consultoria da IDC. No ranking, o México vem em segundo lugar, e a Argentina, em terceiro (veja quadro abaixo).
O estudo mostra também que, nos 13 países analisados, há 1,9 milhão de empregados em vagas de TI. As maiores oportunidades vêm da área de software, que representa 69% do mercado (1,3 milhão de vagas). A participação deve crescer para 74% até 2009 (1,89 milhão de trabalhadores).
Para Luís Marcelo Marrey Moncau, diretor de marketing e negócios da Microsoft no Brasil, um dos principais méritos da pesquisa é mostrar que, ao contrário do que se imagina, a tecnologia não extingue postos de trabalho. "Ela gera emprego porque cria novos mercados. São oportunidades para o país, para as empresas e para os indivíduos. As empresas acabam lançando produtos novos baseados na tecnologia", diz Moncau.
Para ele, a pesquisa do IDC consegue medir bem a realidade da tecnologia na região pelo grau de maturidade que o setor atingiu nos últimos dois anos. "Da última vez que houve um estudo, o mercado não era tão sólido", afirma.
Moncau destaca a comunicação entre empresas, o "internet banking", os cenários de uso e os ambientes de integração como as áreas onde o consumo de tecnologia já pode ser considerado muito avançado. "Mesmo assim, ainda há espaço para crescer, pela necessidade de inclusão de novos usuários e da modernização do parque tecnológico."
As áreas consideradas como "promissoras" são as de soluções de mobilidade (telefonia celular integrada com correio eletrônico, principalmente) e soluções na área de gestão (integração de sistemas para uso corporativo). "Também vemos demanda forte na área de games e de multimídia, áudio e vídeo. As pessoas querem usar o computador pra fazer outras coisas que não trabalhar."
Em 2005, a América Latina gastou US$ 28 bilhões em TI. A previsão é de que chegue a US$ 39 bilhões até 2009.

ON THE ROCKS
A Campari acaba de trazer para o Brasil a marca escocesa Glen Grant, um "scoth whisky" criado em 1840. A destilaria foi comprada este ano pela empresa, que passou a distribuir o produto no mundo todo. No Brasil, a intenção da Campari é aproveitar o aumento do consumo de uísques importados. "Este ano, o segmento de importados subiu 26%. A desvalorização do câmbio, que dá ao importado preços mais competitivos, contribuiu para isso. A idéia da Campari é participar do crescimento dessa demanda", afirma Heitor Cavalheiro, diretor de marketing da Campari do Brasil. Para este lançamento, a empresa vai investir R$ 2 milhões ao longo dos próximos 14 meses.
QUESTÃO DE PRESENÇA
Especializada em marketing de resultados, a Visual Presence está investindo US$ 1,6 milhão em infra-estrutura e expansão de sua capacidade de monitoramento das atividades relacionadas ao ponto-de-venda. A novidade é uma plataforma de inteligência de mercado. "Com ela, é possível analisar e combinar informações de forma a gerar relatórios de tomada de decisão para o cliente", diz Régis Duarte, responsável pela Visual Presence no Brasil. "Entregaremos aos clientes uma fotografia muito correta de qual é a percepção do consumidor, das suas necessidades", diz Duarte, sobre o produto, que já existe há dois anos, mas recebe os investimentos para aperfeiçoamento. "As inovações permitirão coleta de informação wireless, entre outras sofisticações." A Visual Presence, fundada na Flórida, nos Estados Unidos, em 1984, tem 16 escritórios no Brasil e clientes como a Vivo, a Intel, a Net e a Motorola.

DOU-LHE UMA
O leilão Inovação Prenhezes Simental, do pecuarista Ivan Zurita, colocará em negócio, no dia 22, na Daslu, em São Paulo, pela primeira vez, uma prenhez de King of Africa -o touro do cantor Roberto Carlos, com uma vaca da AgroZurita. Vão a leilão outras 30 prenhezes de touros como Mr. Optimal. Os investidores também poderão ter acesso a toda a genética da AgroZurita.

INVESTIMENTO
O número de clubes de investimento registrados na Bovespa alcançou um recorde em outubro, encerrando o mês com 1.580 clubes listados. Desses, 1.288 foram criados desde o lançamento do programa de popularização "Bovespa Vai Até Você", em setembro de 2002. O patrimônio líquido desses clubes, que investem exclusivamente em ações, soma cerca de R$ 8 bilhões.


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