São Paulo, sábado, 04 de novembro de 2006

Texto Anterior | Índice

CAPITALISMO VERMELHO

China sobe compulsório para frear expansão média de 10%

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo chinês elevou pela terceira vez neste ano a quantidade de dinheiro que os bancos devem deixar imobilizado no banco central, em mais um passo para tentar conter o alto ritmo de crescimento do país, que registrou uma média de 10,7% entre janeiro e setembro.
O chamado depósito compulsório foi elevado em 0,5 ponto percentual, para 9%, o que deve retirar cerca de US$ 19 bilhões de circulação. As duas altas anteriores, adotadas em agosto e junho, foram da mesma magnitude e tiraram do mercado US$ 38 bilhões.
A economia chinesa cresceu no segundo trimestre do ano 11,3%, o maior índice em 11 anos. A velocidade diminuiu um pouco no trimestre seguintes, para 10,4%. A previsão da Academia Chinesa de Ciências Sociais é que o país feche o ano com expansão de 10,5%, que será a maior taxa desde 1995, que registrou 10,9%.
O alto índice de investimentos é um dos principais motores de crescimento do país. E os empréstimos bancários são a principal fonte de financiamento dos investimentos. Com grande volume de dinheiro em caixa, os bancos emprestam a baixos juros para as empresas, que investem em inúmeros projetos no país, alimentando o ciclo de expansão.
A taxa de juros na China é de 5,85%, depois de dois aumentos de 0,27 ponto percentual cada, em outubro de 2004 e abril de 2006. A alta de 2004 foi a primeira em nove anos. (CLÁUDIA TREVISAN)

Texto Anterior: América Latina: Venezuela promete "libertar" Bolívia de "imperialismo ianque"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.