São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exportação aos Estados Unidos é a única a cair

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os exportadores brasileiros foram afetados, em outubro, pela recessão da economia dos Estados Unidos. No mês passado, foi registrada redução de 0,5% das vendas para o mercado americano com relação a outubro de 2007. Entre os principais mercados para os quais o Brasil exporta, foi a única queda em relação a 2007.
O secretário de Comércio Exterior, Welber Barral, disse que ainda é cedo para estimar qual será o impacto da desaceleração mundial sobre as vendas brasileiras em 2009. "Temos uma crise no principal mercado mundial. Quando há efeito em outros mercados, é natural que caia a demanda no mundo todo. Não sabemos mensurar o impacto sobre as exportações brasileiras", disse.
As exportações para os Estados Unidos somaram US$ 2,3 bilhões em outubro. Se comparado com setembro, foi uma queda de 24,3%. Já as vendas para a Argentina registraram alta de 10,9% se comparadas com 2007. Mas, mesmo com o câmbio favorável ao Brasil, as vendas para o país vizinho retraíram 5,7% em relação a setembro.
Embora as vendas para a China tenham registrado alta de 30% no mês passado em relação a outubro de 2007, a redução de exportações de minério de ferro podem tornar este desempenho pior no fim do ano. Barral estima que, com o corte de produção da Vale, haverá queda de 8% na exportação de minério. Barral estima que o preço em alta poderá compensar a redução em quantidade das exportações.
No mês passado, o boicote da China sobre a Vale já refletiu nas estatísticas da balança. As exportações para a China caíram 20% se comparadas com setembro.
Apesar de o consumo na União Européia também estar em queda e as principais economias do país apresentarem redução no PIB, os exportadores brasileiros não sentiram tanto este efeito quanto para os EUA. As vendas para o bloco cresceram 1,5% em comparação com outubro de 2007. E caíram 3,1% em relação a setembro, a menor queda no mês. (JR)


Texto Anterior: Com crise, saldo comercial do país recua
Próximo Texto: Pequena empresa deve ter mais de R$ 5 bi do FAT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.