São Paulo, terça-feira, 04 de novembro de 2008

Texto Anterior | Índice

Monsanto leva CanaVialis e Alellyx por US$ 290 mi

DA REUTERS

A norte-americana Monsanto, líder global em biotecnologia para a agricultura, anunciou ontem que pagará US$ 290 milhões pelas operações das brasileiras Alellyx e CanaVialis, empresas do grupo Votorantim que atuam no desenvolvimento tecnológico de variedades agrícolas, com ênfase em cana-de-açúcar.
O negócio permitirá à multinacional a diversificação de seu portfólio agrícola e ainda, segundo a empresa, leva em conta o potencial da cana-de-açúcar para a produção de etanol.
"A demanda global por açúcar bruto e por biocombustíveis está começando a crescer em uma velocidade maior que os níveis atuais de produção de cana-de-açúcar, uma cultura essencial para atender essas demandas", disse o vice-presidente executivo de estratégia global da Monsanto, Carl Casale, em um comunicado.
A Alellyx, que atua em desenvolvimento biotecnológico desde 2002, e a CanaVialis, que trabalha com melhorias de variedades de cana desde 2003, tinham acordos com a Monsanto firmados em 2007, para desenvolvimento de cana resistente ao herbicida glifosato (Roundup Ready) e ao ataque de insetos, com a tecnologia Bt.
"O expertise da Monsanto combinado com os conhecimentos da CanaVialis e Alellyx vão ajudar produtores a aumentar substancialmente a produtividade em um período mais curto de tempo", declarou o diretor-executivo da Votorantim Novos Negócios, Fernando Reinach.
A CanaVialis tem contratos com 46 usinas de cana no Brasil que produzem em uma área de 1,1 milhão de hectares.
Segundo a Monsanto, com o negócio a empresa pretende aumentar a produtividade da cana, ao mesmo tempo em que reduz o volume de recursos necessários para o cultivo.
Quando os produtos melhorados geneticamente estiverem sendo utilizados, as empresas prevêem redução dos custos de produção nos canaviais, uma vez que vários agroquímicos deixarão de ser aplicados, tanto para o controle de ervas daninhas como para o controle de insetos.


Texto Anterior: Indefinição cerca venda de produção familiar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.