São Paulo, quarta-feira, 04 de novembro de 2009

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Buffett paga US$ 26 bi por controle de ferrovia nos EUA

Megainvestidor norte-americano fechou ontem o maior negócio de sua carreira

Buffett adquiriu o controle das operações da ferrovia Burlington Northern Santa Fé, que opera uma malha de 52 mil km em 28 Estados

Nati Harnik - 2.mai.09/Associated Press
O magainvestidor Warren Buffett, o segundo homem mais rico dos EUA, que comprou a ferrovia Burlington Northern Santa Fé

FERNANDO CANZIAN
DE NOVA YORK

O megainvestidor norte-americano Warren Buffett, 79, fechou ontem o maior negócio de sua carreira, que o colocou ao longo das últimas décadas na posição de segundo homem mais rico dos Estados Unidos.
Por US$ 26 bilhões, Buffett adquiriu o controle das operações da ferrovia Burlington Northern Santa Fé.
A BNSF, como é conhecida, opera em 28 Estados dos EUA sobre uma malha ferroviária de quase 52 mil quilômetros e cerca de 6.000 locomotivas.
Há mais de dois anos, o investidor vinha anunciado aos acionistas de seu fundo de investimentos, o Berkshire Hathaway, que estava à procura de um "elefante" em que pudesse investir seu caixa, estimado em mais de US$ 24 bilhões em junho passado.
Buffett chegou a fazer várias viagens à Europa atrás de oportunidades, mas acabou optando por completar a compra da BNSF. Seu fundo já detinha participação na ferrovia. Com o novo negócio, comprou os 77,4% que faltavam.
No total, Buffett investiu cerca de US$ 44 bilhões, incluindo no valor dívidas de US$ 10 bilhões que foram assumidas pelo Berkshire Hathaway e a parte adquirida em 2007.
A compra da ferrovia reforça a "espinha dorsal" dos negócios de Buffett, focados em setores tradicionais nos EUA. Cerca de 70% dos ganhos do Berkshire Hathaway são gerados por seguradoras e empresas de bens de consumo. Negócios considerados estáveis, assim como uma ferrovia.
Ela reforça também a aposta do investidor de que a economia norte-americana tende a se recuperar da atual crise, a maior desde os anos 1930.
"Os melhores anos para a América estão à nossa frente. Não há dúvidas sobre isso", disse Buffett sobre o negócio.
Antes da atual crise, que atingiu em cheio os EUA, Buffett havia feito uma série de pequenas aquisições fora do país.
Com o colapso em 2008, o investidor não só adquiriu pedaços significativos de empresas norte-americanas, como General Electric e Goldman Sachs, como incentivou os americanos, em artigo de grande repercussão, a investirem em ações de empresas dos EUA.
A aposta de Buffett no caso da BNSF é que a economia norte-americana venha a se recuperar, levando à maior movimentação de cargas no país.
Comparativamente, o transporte ferroviário é muito mais econômico do que o rodoviário. Além disso, uma série de produtos químicos nos EUA só podem, por lei, ser transportados por trens.
Alguns analistas também viram na aquisição uma aposta velada contra a ambição do presidente Obama de diminuir o uso de energia a base de carvão mineral nos EUA, abrindo espaço para fontes mais limpas.
O carvão mineral é individualmente um dos principais itens transportados pela BNSF e respondeu, nos primeiros nove meses do ano, por um quarto das receitas da ferrovia.
A empresa também não deve ser afetada mesmo que sejam introduzidas novas tecnologias para capturar as emissões de dióxido de carbono produzidas a partir do carvão mineral.


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