São Paulo, quarta-feira, 04 de novembro de 2009 |
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Buffett paga US$ 26 bi por controle de ferrovia nos EUA
Megainvestidor norte-americano fechou ontem o maior negócio de sua carreira
FERNANDO CANZIAN DE NOVA YORK O megainvestidor norte-americano Warren Buffett, 79, fechou ontem o maior negócio de sua carreira, que o colocou ao longo das últimas décadas na posição de segundo homem mais rico dos Estados Unidos. Por US$ 26 bilhões, Buffett adquiriu o controle das operações da ferrovia Burlington Northern Santa Fé. A BNSF, como é conhecida, opera em 28 Estados dos EUA sobre uma malha ferroviária de quase 52 mil quilômetros e cerca de 6.000 locomotivas. Há mais de dois anos, o investidor vinha anunciado aos acionistas de seu fundo de investimentos, o Berkshire Hathaway, que estava à procura de um "elefante" em que pudesse investir seu caixa, estimado em mais de US$ 24 bilhões em junho passado. Buffett chegou a fazer várias viagens à Europa atrás de oportunidades, mas acabou optando por completar a compra da BNSF. Seu fundo já detinha participação na ferrovia. Com o novo negócio, comprou os 77,4% que faltavam. No total, Buffett investiu cerca de US$ 44 bilhões, incluindo no valor dívidas de US$ 10 bilhões que foram assumidas pelo Berkshire Hathaway e a parte adquirida em 2007. A compra da ferrovia reforça a "espinha dorsal" dos negócios de Buffett, focados em setores tradicionais nos EUA. Cerca de 70% dos ganhos do Berkshire Hathaway são gerados por seguradoras e empresas de bens de consumo. Negócios considerados estáveis, assim como uma ferrovia. Ela reforça também a aposta do investidor de que a economia norte-americana tende a se recuperar da atual crise, a maior desde os anos 1930. "Os melhores anos para a América estão à nossa frente. Não há dúvidas sobre isso", disse Buffett sobre o negócio. Antes da atual crise, que atingiu em cheio os EUA, Buffett havia feito uma série de pequenas aquisições fora do país. Com o colapso em 2008, o investidor não só adquiriu pedaços significativos de empresas norte-americanas, como General Electric e Goldman Sachs, como incentivou os americanos, em artigo de grande repercussão, a investirem em ações de empresas dos EUA. A aposta de Buffett no caso da BNSF é que a economia norte-americana venha a se recuperar, levando à maior movimentação de cargas no país. Comparativamente, o transporte ferroviário é muito mais econômico do que o rodoviário. Além disso, uma série de produtos químicos nos EUA só podem, por lei, ser transportados por trens. Alguns analistas também viram na aquisição uma aposta velada contra a ambição do presidente Obama de diminuir o uso de energia a base de carvão mineral nos EUA, abrindo espaço para fontes mais limpas. O carvão mineral é individualmente um dos principais itens transportados pela BNSF e respondeu, nos primeiros nove meses do ano, por um quarto das receitas da ferrovia. A empresa também não deve ser afetada mesmo que sejam introduzidas novas tecnologias para capturar as emissões de dióxido de carbono produzidas a partir do carvão mineral. Texto Anterior: Habitação: Projeto facilita crédito para baixa renda Próximo Texto: GM vê melhora na Europa e desiste de vender a Opel Índice |
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